Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Danilo Saretta
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Andrade, Antônio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46620
Resumo: Este estudo buscou identificar as representações de professores sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Embasam o trabalho a teoria das Representações Sociais e a perspectiva Construtivista sobre o ensino. São analisados os dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com seis professores de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental. Sobre a motivação, as representações giram em torno da idéia de que o centro da atenção dos professores deveria ser o interesse do aluno, utilizando o que ele gosta como forma de atraí-lo e engajá-lo na aprendizagem. Tal concepção distancia-se da perspectiva construtivista, na qual a motivação para a aprendizagem deve ser intrínseca à tarefa do aluno. Quanto ao erro, os conceitos construtivistas estão presentes, mas sem uma apropriação aprofundada.
id USP-22_42312b21b6ac0a09afbc6b3613f00f28
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46620
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learningEstudo das representações sociais de professores de 1ª. a 4ª. série do ensino fundamental sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagemRepresentações Sociais do ProfessorConstrutivismoMotivaçãoErro na Aprendizagem EscolarTeacher's Social RepresentationConstrutivismMotivationSchool Learning ErrorEste estudo buscou identificar as representações de professores sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Embasam o trabalho a teoria das Representações Sociais e a perspectiva Construtivista sobre o ensino. São analisados os dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com seis professores de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental. Sobre a motivação, as representações giram em torno da idéia de que o centro da atenção dos professores deveria ser o interesse do aluno, utilizando o que ele gosta como forma de atraí-lo e engajá-lo na aprendizagem. Tal concepção distancia-se da perspectiva construtivista, na qual a motivação para a aprendizagem deve ser intrínseca à tarefa do aluno. Quanto ao erro, os conceitos construtivistas estão presentes, mas sem uma apropriação aprofundada.This study looked for to identify the teachers' representations about the students' motivation and the role of the mistake in the learning. The work was based on the theory of the Social Representations and the Construtivistic perspective on the teaching. The analyses were based in data obtained through interviews with six teachers of first to four grade of the Elementary School. About motivation, the representations turn around the idea that the center of teachers' attention should be the student's interests, using what he likes as a way to attract and to engage him in learning. Such conception goes away from constructivistic perspective, in which the motivation for the learning should be intrinsic to the student's task. With respect to error, the construtivistic concepts are present, but without one deep appropriation of them.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4662010.1590/S0103-863X2001000200009Paidéia (Ribeirão Preto); v. 11 n. 21 (2001); 73-83Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 11 No. 21 (2001); 73-83Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 11 Núm. 21 (2001); 73-831982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46620/50377Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Danilo SarettaAndrade, Antônio dos Santos2012-10-30T18:19:42Zoai:revistas.usp.br:article/46620Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T18:19:42Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
Estudo das representações sociais de professores de 1ª. a 4ª. série do ensino fundamental sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem
title Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
spellingShingle Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
Veríssimo, Danilo Saretta
Representações Sociais do Professor
Construtivismo
Motivação
Erro na Aprendizagem Escolar
Teacher's Social Representation
Construtivism
Motivation
School Learning Error
title_short Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
title_full Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
title_fullStr Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
title_full_unstemmed Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
title_sort Study of teachers social representations of fisrt to fourth elementary school grades about the students motivation and the role played by error in learning
author Veríssimo, Danilo Saretta
author_facet Veríssimo, Danilo Saretta
Andrade, Antônio dos Santos
author_role author
author2 Andrade, Antônio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Danilo Saretta
Andrade, Antônio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais do Professor
Construtivismo
Motivação
Erro na Aprendizagem Escolar
Teacher's Social Representation
Construtivism
Motivation
School Learning Error
topic Representações Sociais do Professor
Construtivismo
Motivação
Erro na Aprendizagem Escolar
Teacher's Social Representation
Construtivism
Motivation
School Learning Error
description Este estudo buscou identificar as representações de professores sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Embasam o trabalho a teoria das Representações Sociais e a perspectiva Construtivista sobre o ensino. São analisados os dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com seis professores de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental. Sobre a motivação, as representações giram em torno da idéia de que o centro da atenção dos professores deveria ser o interesse do aluno, utilizando o que ele gosta como forma de atraí-lo e engajá-lo na aprendizagem. Tal concepção distancia-se da perspectiva construtivista, na qual a motivação para a aprendizagem deve ser intrínseca à tarefa do aluno. Quanto ao erro, os conceitos construtivistas estão presentes, mas sem uma apropriação aprofundada.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46620
10.1590/S0103-863X2001000200009
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46620
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2001000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46620/50377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 11 n. 21 (2001); 73-83
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 11 No. 21 (2001); 73-83
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 11 Núm. 21 (2001); 73-83
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833600958464