Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis-Fernandes, Rafaela Pires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320
Resumo: Este estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.
id USP-22_6feddc70cd086afeeb7c99efcecdb22d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173320
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e SexoHabilidades Sociales Educativas y Repertorio de Niños Diferenciados por Comportamiento y SexoEducational Social Skills and Repertoire of Children Differentiated by Behavior and Sexhabilidades sociaisdistúrbios do comportamentoansiedadedepressãosexohabilidades socialestrastornos de la conductaansiedaddepresiónsexosocial skillsbehavioral disordersanxietydepressionsexEste estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.Este estudio tuvo como objetivo comparar el repertorio conductual de madres (habilidades sociales educativas y prácticas negativas), los indicadores de ansiedad y depresión maternos y los comportamientos de los niños (problemas del comportamiento y habilidades sociales) diferenciados por las variables sexo (niños y niñas) y la aparición de problemas del comportamiento. La muestra consistió en 20 niños con problemas del comportamiento (grupo clínico), 20 niños sin problemas del comportamiento (grupo no clínico), sus madres y maestros. Se utilizaron instrumentos de informe con maestros y madres y se realizaron análisis comparativos entre grupos. Los resultados indicaron que el grupo clínico tenía tasas más altas de problemas del comportamiento y síntomas de depresión materna, mientras que el grupo no clínico tenía más habilidades sociales infantiles y habilidades sociales educativas. El sexo no se diferenció en los grupos. Se concluye que las prácticas educativas maternas están más influenciadas por los comportamientos de los niños que por el sexo de los mismos. Palabras clave: habilidades sociales, trastornos.Our study sought to compare mothers’ behavioral repertoire (educational social skills and negative practices) and maternal anxiety and depression indicators with children’s behaviors (behavior problems and social skills), by assessing the variables “sex” (boys and girls) and “occurrence of behavior problems”. The sample consisted of 20 children with behavior problems (clinical group), 20 without behavior problems (non-clinical group), their mothers and teachers. Reporting instruments were used with teachers and mothers and comparative analyzes were conducted between groups. The results indicated that the clinical group had higher rates of behavior problems and maternal depressive symptoms, whereas the non-clinical group showed more child social and educational social skills. Sex did not differ between groups. We concluded that maternal educational practices are more influenced by children’s behaviors than by their sex.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17332010.1590/1982-4327e3015Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3015Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3015Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e30151982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320/162533https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320/162536Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessAssis-Fernandes, Rafaela PiresBolsoni-Silva, Alessandra Turini2020-08-06T00:10:05Zoai:revistas.usp.br:article/173320Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-08-06T00:10:05Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
Habilidades Sociales Educativas y Repertorio de Niños Diferenciados por Comportamiento y Sexo
Educational Social Skills and Repertoire of Children Differentiated by Behavior and Sex
title Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
spellingShingle Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
Assis-Fernandes, Rafaela Pires
habilidades sociais
distúrbios do comportamento
ansiedade
depressão
sexo
habilidades sociales
trastornos de la conducta
ansiedad
depresión
sexo
social skills
behavioral disorders
anxiety
depression
sex
title_short Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
title_full Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
title_fullStr Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
title_full_unstemmed Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
title_sort Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo
author Assis-Fernandes, Rafaela Pires
author_facet Assis-Fernandes, Rafaela Pires
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis-Fernandes, Rafaela Pires
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
distúrbios do comportamento
ansiedade
depressão
sexo
habilidades sociales
trastornos de la conducta
ansiedad
depresión
sexo
social skills
behavioral disorders
anxiety
depression
sex
topic habilidades sociais
distúrbios do comportamento
ansiedade
depressão
sexo
habilidades sociales
trastornos de la conducta
ansiedad
depresión
sexo
social skills
behavioral disorders
anxiety
depression
sex
description Este estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320
10.1590/1982-4327e3015
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3015
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320/162533
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/173320/162536
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3015
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3015
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3015
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221836092375040