Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Paula Gabrielly Rasia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pedrosa, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073
Resumo: A empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade.
id USP-22_75436c339dff813b54249b54c5fd22b5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172073
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year OldsComunicación Empática en el Juego Cooperativo entre Niños de 2 y 3 añosComunicação Empática na Brincadeira Cooperativa de Crianças de 2 e 3 Anosempathysocial interactionintentionalityplay developmentempatíainteracción socialintencionalidaddesarrollo del juegoempatiainteração socialintencionalidadedesenvolvimento do brincarA empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade.Although empathy is the key to interpersonal relationships, it has been little investigated in children and partners. Empathy is considered a multidimensional construct with affective, cognitive and social components. The present study aimed to understand the construction of cooperative play through empathy in 2-3 year olds. The empathic phenomenon was inferred through behaviors that denote satisfaction, threat, dispute, reconciliation, comfort, among others, emphasizing its communicative role. Twenty children were videotaped in free interaction in a municipal public day care center. Data were qualitatively analyzed – microgenetic analysis of video recordings – and showed that although empathic communication is constitutive of cooperative coordinated play, it does not guarantee its accomplishment. Imitation is the most used strategy for a child to fit into an already structured play. The study empirically reveals the social dimension of empathy and highlights the relevance of investigating children in interaction with peers.La empatía es esencial en las relaciones interpersonales, pero poco se estudia entre niños y sus pares. Se considera un constructo multidimensional con componentes afectivos, cognitivos y sociales. El presente estudio tuvo como objetivo comprender la construcción de juegos cooperativos mediante la empatía entre niños de 2 a 3 años de edad. Se infirió el fenómeno empático mediante comportamientos que denotan satisfacción, amenaza, disputa, reconciliación, comodidad, entre otros, enfatizando su papel comunicativo. Se grabaron a veinte niños en interacción libre en una guardería pública municipal. Se realizó un análisis de datos cualitativo – análisis microgenético de las imágenes de video –, que apunta que los juegos cooperativos coordinados de los niños se basan en la comunicación empática, pero esta no garantiza su efectividad. La estrategia más utilizada por el niño para insertarse en un juego ya estructurado es la imitación. El estudio evidencia empíricamente la dimensión social de la empatía y destaca la relevancia de investigar la interacción infantil entre pares.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17207310.1590/1982-4327e2939Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2939Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e29391982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161789https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161790Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Paula Gabrielly RasiaPedrosa, Maria Isabel2020-07-06T18:34:04Zoai:revistas.usp.br:article/172073Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-06T18:34:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
Comunicación Empática en el Juego Cooperativo entre Niños de 2 y 3 años
Comunicação Empática na Brincadeira Cooperativa de Crianças de 2 e 3 Anos
title Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
spellingShingle Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
Lira, Paula Gabrielly Rasia
empathy
social interaction
intentionality
play development
empatía
interacción social
intencionalidad
desarrollo del juego
empatia
interação social
intencionalidade
desenvolvimento do brincar
title_short Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
title_full Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
title_fullStr Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
title_full_unstemmed Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
title_sort Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
author Lira, Paula Gabrielly Rasia
author_facet Lira, Paula Gabrielly Rasia
Pedrosa, Maria Isabel
author_role author
author2 Pedrosa, Maria Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Paula Gabrielly Rasia
Pedrosa, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv empathy
social interaction
intentionality
play development
empatía
interacción social
intencionalidad
desarrollo del juego
empatia
interação social
intencionalidade
desenvolvimento do brincar
topic empathy
social interaction
intentionality
play development
empatía
interacción social
intencionalidad
desarrollo del juego
empatia
interação social
intencionalidade
desenvolvimento do brincar
description A empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073
10.1590/1982-4327e2939
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e2939
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161789
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2939
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221836054626304