Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073 |
Resumo: | A empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade. |
id |
USP-22_75436c339dff813b54249b54c5fd22b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/172073 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year OldsComunicación Empática en el Juego Cooperativo entre Niños de 2 y 3 añosComunicação Empática na Brincadeira Cooperativa de Crianças de 2 e 3 Anosempathysocial interactionintentionalityplay developmentempatíainteracción socialintencionalidaddesarrollo del juegoempatiainteração socialintencionalidadedesenvolvimento do brincarA empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade.Although empathy is the key to interpersonal relationships, it has been little investigated in children and partners. Empathy is considered a multidimensional construct with affective, cognitive and social components. The present study aimed to understand the construction of cooperative play through empathy in 2-3 year olds. The empathic phenomenon was inferred through behaviors that denote satisfaction, threat, dispute, reconciliation, comfort, among others, emphasizing its communicative role. Twenty children were videotaped in free interaction in a municipal public day care center. Data were qualitatively analyzed – microgenetic analysis of video recordings – and showed that although empathic communication is constitutive of cooperative coordinated play, it does not guarantee its accomplishment. Imitation is the most used strategy for a child to fit into an already structured play. The study empirically reveals the social dimension of empathy and highlights the relevance of investigating children in interaction with peers.La empatía es esencial en las relaciones interpersonales, pero poco se estudia entre niños y sus pares. Se considera un constructo multidimensional con componentes afectivos, cognitivos y sociales. El presente estudio tuvo como objetivo comprender la construcción de juegos cooperativos mediante la empatía entre niños de 2 a 3 años de edad. Se infirió el fenómeno empático mediante comportamientos que denotan satisfacción, amenaza, disputa, reconciliación, comodidad, entre otros, enfatizando su papel comunicativo. Se grabaron a veinte niños en interacción libre en una guardería pública municipal. Se realizó un análisis de datos cualitativo – análisis microgenético de las imágenes de video –, que apunta que los juegos cooperativos coordinados de los niños se basan en la comunicación empática, pero esta no garantiza su efectividad. La estrategia más utilizada por el niño para insertarse en un juego ya estructurado es la imitación. El estudio evidencia empíricamente la dimensión social de la empatía y destaca la relevancia de investigar la interacción infantil entre pares.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17207310.1590/1982-4327e2939Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2939Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e29391982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161789https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161790Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Paula Gabrielly RasiaPedrosa, Maria Isabel2020-07-06T18:34:04Zoai:revistas.usp.br:article/172073Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-06T18:34:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds Comunicación Empática en el Juego Cooperativo entre Niños de 2 y 3 años Comunicação Empática na Brincadeira Cooperativa de Crianças de 2 e 3 Anos |
title |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
spellingShingle |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds Lira, Paula Gabrielly Rasia empathy social interaction intentionality play development empatía interacción social intencionalidad desarrollo del juego empatia interação social intencionalidade desenvolvimento do brincar |
title_short |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
title_full |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
title_fullStr |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
title_full_unstemmed |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
title_sort |
Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds |
author |
Lira, Paula Gabrielly Rasia |
author_facet |
Lira, Paula Gabrielly Rasia Pedrosa, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Pedrosa, Maria Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Paula Gabrielly Rasia Pedrosa, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empathy social interaction intentionality play development empatía interacción social intencionalidad desarrollo del juego empatia interação social intencionalidade desenvolvimento do brincar |
topic |
empathy social interaction intentionality play development empatía interacción social intencionalidad desarrollo del juego empatia interação social intencionalidade desenvolvimento do brincar |
description |
A empatia é fundamental para as relações interpessoais, mas pouco investigada entre crianças e parceiros. É considerada um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. O presente estudo objetivou compreender a construção de brincadeiras cooperativas por meio da empatia em crianças de 2-3 anos. O fenômeno empático foi inferido por meio de comportamentos que denotam satisfação, ameaça, disputa, reconciliação, conforto, entre outros, enfatizando-se seu papel comunicativo. Vinte crianças foram videogravadas em situação de interação livre em uma creche pública municipal. Os dados foram analisados qualitativamente – análise microgenética de videogravações – e evidenciam que apesar de a comunicação empática ser constitutiva de brincadeiras coordenadas cooperativas, ela não assegura a efetivação destas. A imitação é a estratégia mais utilizada para uma criança se inserir em uma brincadeira já estruturada. O estudo revela empiricamente a dimensão social da empatia e realça a pertinência de se investigar crianças em interação com pares de idade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073 10.1590/1982-4327e2939 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e2939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161789 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172073/161790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 29 (2019); e2939 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 29 (2019); e2939 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221836054626304 |