Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso que teve por objetivo descrever a implementação do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (The Picture Exchange Communication System - PECS) em uma adolescente da população indígena Kaingang que apresentava deficiência intelectual e transtornos de linguagem. Para verificar os efeitos da variável independente foi realizado um delineamento experimental de sujeito único que envolveu duas fases: linha de base e intervenção. O sistema foi readaptado levando em consideração os valores sociais, culturais, morais e religiosos, bem como os hábitos e costumes da etnia. Os resultados evidenciam que o uso do sistema de comunicação alternativa readaptado contribuiu para melhorar a comunicação não verbal e aumentar o vocabulário, antes muito restrito e ininteligível da adolescente indígena. |
id |
USP-22_8ce53f5d5863dc99e00664be4ce5d564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/48005 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingangPrograma de comunicación alternativa readaptado para una adolescente kaingangAlternative communication program readapted for a kaingang adolescentindigenous peoplenon-verbal communicationlanguage disordersindioscomunicación no verbaltrastornos del lenguajeíndioscomunicação não verbaldistúrbios da linguagemTrata-se de um estudo de caso que teve por objetivo descrever a implementação do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (The Picture Exchange Communication System - PECS) em uma adolescente da população indígena Kaingang que apresentava deficiência intelectual e transtornos de linguagem. Para verificar os efeitos da variável independente foi realizado um delineamento experimental de sujeito único que envolveu duas fases: linha de base e intervenção. O sistema foi readaptado levando em consideração os valores sociais, culturais, morais e religiosos, bem como os hábitos e costumes da etnia. Os resultados evidenciam que o uso do sistema de comunicação alternativa readaptado contribuiu para melhorar a comunicação não verbal e aumentar o vocabulário, antes muito restrito e ininteligível da adolescente indígena.Se trata de un estudio de caso que tuvo como objetivo describir la implementación del Sistema de Comunicación por Intercambio de Imágenes (Picture Exchange Communication System - PECS) en una adolescente perteneciente a la población indígena Kaingang que presentaba discapacidad intelectual y trastornos de lenguaje. Para verificar los efectos de la variable independiente, fue empleado el diseño experimental de un sólo sujeto, conforme dos condiciones: línea de base e intervención. El instrumento fue reajustado teniendo en cuenta los aspectos sociales, culturales, morales y religiosos, así como los hábitos y costumbres de la etnia. Los resultados de este estudio evidencian que el uso del sistema de comunicación alternativo readaptado, contribuyó para mejorar la comunicación no-verbal y aumentar el vocabulario, anteriormente muy estrecho e ininteligible de la adolescente indígena.The present study aimed to determine whether the use of the Picture Exchange Communication System - PECS favored the communication of an adolescent from the Kaingang indigenous population with intellectual disabilities and language disorders. To verify the effects of the independent variable a single subject design study was performed which involved two phases: baseline and intervention. The system was readapted considering the social, cultural, moral and religious values as well as the habits and customs of that ethnic group. The results showed that the use of the readapted alternative communication system helped to improve the non-verbal communication of the indigenous adolescent and increased her vocabulary, previously considered very restricted and unintelligible.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4800510.1590/S0103-863X2012000200009Paidéia (Ribeirão Preto); v. 22 n. 52 (2012); 229-240Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 22 No. 52 (2012); 229-240Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 22 Núm. 52 (2012); 229-2401982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005/51752https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005/51753Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBuratto, Lúcia GouvêaAlmeida, Maria Amelia deCosta, Maria da Piedade Resende da2012-12-13T12:47:52Zoai:revistas.usp.br:article/48005Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-12-13T12:47:52Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang Programa de comunicación alternativa readaptado para una adolescente kaingang Alternative communication program readapted for a kaingang adolescent |
title |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
spellingShingle |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang Buratto, Lúcia Gouvêa indigenous people non-verbal communication language disorders indios comunicación no verbal trastornos del lenguaje índios comunicação não verbal distúrbios da linguagem |
title_short |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
title_full |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
title_fullStr |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
title_full_unstemmed |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
title_sort |
Programa de comunicação alternativa readaptado para uma adolescente kaingang |
author |
Buratto, Lúcia Gouvêa |
author_facet |
Buratto, Lúcia Gouvêa Almeida, Maria Amelia de Costa, Maria da Piedade Resende da |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Amelia de Costa, Maria da Piedade Resende da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buratto, Lúcia Gouvêa Almeida, Maria Amelia de Costa, Maria da Piedade Resende da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indigenous people non-verbal communication language disorders indios comunicación no verbal trastornos del lenguaje índios comunicação não verbal distúrbios da linguagem |
topic |
indigenous people non-verbal communication language disorders indios comunicación no verbal trastornos del lenguaje índios comunicação não verbal distúrbios da linguagem |
description |
Trata-se de um estudo de caso que teve por objetivo descrever a implementação do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (The Picture Exchange Communication System - PECS) em uma adolescente da população indígena Kaingang que apresentava deficiência intelectual e transtornos de linguagem. Para verificar os efeitos da variável independente foi realizado um delineamento experimental de sujeito único que envolveu duas fases: linha de base e intervenção. O sistema foi readaptado levando em consideração os valores sociais, culturais, morais e religiosos, bem como os hábitos e costumes da etnia. Os resultados evidenciam que o uso do sistema de comunicação alternativa readaptado contribuiu para melhorar a comunicação não verbal e aumentar o vocabulário, antes muito restrito e ininteligível da adolescente indígena. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005 10.1590/S0103-863X2012000200009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2012000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005/51752 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/48005/51753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 22 n. 52 (2012); 229-240 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 22 No. 52 (2012); 229-240 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 22 Núm. 52 (2012); 229-240 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221833729933312 |