Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spink, Mary Jane Paris
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reigota, Marcos Antonio dos Santos, Martins, Mário Henrique da Mata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88995
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os modos de coordenação de repertórios linguísticos sobre interdisciplinaridade para divulgação do conhecimento científico. Parte de breve contextualização histórica sobre interdisciplinaridade e sobre as maneiras como as disciplinas são organizadas para fins de gestão no Brasil e busca responder à pergunta: Como operam essas formas de ordenar, controlar e coordenar saberes interdisciplinares na divulgação científica? A análise dos modos de coordenar a interdisciplinaridade na divulgação dos conhecimentos teve por base as propostas editoriais das revistas da área da Psicologia, classificadas no Qualis como A1, A2 e B1. Conclui-se que as revistas performam interdisciplinaridades distintas, pois utilizam formas diversas de associar saberes: por temas, áreas e teorias ou referenciais teóricos. Finalizamos com uma reflexão a respeito de como se desenvolvem essas formas de coordenar saberes para a divulgação de conhecimentos para o público.
id USP-22_a538a387dbd3d1fdf7c6d5ed529d6b6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88995
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology Repertorios lingüísticos de interdisciplinaridad en revistas brasileñas de psicología Repertórios linguísticos de interdisciplinaridade em revistas brasileiras da área de psicologia O objetivo deste artigo é discutir os modos de coordenação de repertórios linguísticos sobre interdisciplinaridade para divulgação do conhecimento científico. Parte de breve contextualização histórica sobre interdisciplinaridade e sobre as maneiras como as disciplinas são organizadas para fins de gestão no Brasil e busca responder à pergunta: Como operam essas formas de ordenar, controlar e coordenar saberes interdisciplinares na divulgação científica? A análise dos modos de coordenar a interdisciplinaridade na divulgação dos conhecimentos teve por base as propostas editoriais das revistas da área da Psicologia, classificadas no Qualis como A1, A2 e B1. Conclui-se que as revistas performam interdisciplinaridades distintas, pois utilizam formas diversas de associar saberes: por temas, áreas e teorias ou referenciais teóricos. Finalizamos com uma reflexão a respeito de como se desenvolvem essas formas de coordenar saberes para a divulgação de conhecimentos para o público. El objetivo de ese texto es discutir las maneras de coordinación de los repertorios de interdisciplinariedad para la difusión del conocimiento científico. Empieza con una breve contextualización histórica sobre interdisciplinaridad y sobre la organización de las disciplinas con fines de gestión en Brasil. Intenta contestar la siguiente pregunta: ¿Cómo operan estas formas de ordenar, controlar y coordinar los conocimientos para la divulgación científica interdisciplinaria? El análisis de las formas de coordinación interdisciplinaria en la divulgación del conocimiento se basó en las propuestas editoriales de las revistas clasificadas como A1, A2 y B1 en el Qualis del área de Psicología. Se concluye que las revistas desempeñan interdisciplinaridades diferentes al utilizar formas diversas de relacionar conocimientos: por temas, campos relacionados, teorías o marcos teóricos. Finalizamos con una reflexión sobre las implicaciones de estas formas de conocimiento para coordinar la difusión del conocimiento al público en general. This paper is about manners in which linguistic repertoires of interdisciplinarity for dissemination of scientific knowledge are coordinated. It starts with a contextualization about interdisciplinarity and ways in which disciplines are organized for administrative purposes in Brazil. It seeks to answer the question: how these forms of ordering, controlling and coordinating interdisciplinary operate in the dissemination of scientific knowledge? The analysis of the ways of coordinating interdisciplinarity in scientific dissemination was based on the editorial proposals of journals classified as A1, A2 and B1 in the Qualis of the area of Psychology. The conclusion of this analysis is that scientific journals enact interdisciplinarity in different manners because they use various forms of association based on themes, related areas, and theories or theoretical frameworks. We conclude the analysis with a discussion of the implications of the various manners of coordinating knowledge for the dissemination of information for the public at large. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/8899510.1590/1982-43272459201411Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 371-378Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 371-378Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 371-3781982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88995/91843Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessSpink, Mary Jane Paris Reigota, Marcos Antonio dos Santos Martins, Mário Henrique da Mata 2014-12-17T18:34:27Zoai:revistas.usp.br:article/88995Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-12-17T18:34:27Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
Repertorios lingüísticos de interdisciplinaridad en revistas brasileñas de psicología
Repertórios linguísticos de interdisciplinaridade em revistas brasileiras da área de psicologia
title Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
spellingShingle Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
Spink, Mary Jane Paris
title_short Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
title_full Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
title_fullStr Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
title_full_unstemmed Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
title_sort Linguistic repertoires of interdisciplinarity in brazilian journals in the area of psychology
author Spink, Mary Jane Paris
author_facet Spink, Mary Jane Paris
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Martins, Mário Henrique da Mata
author_role author
author2 Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Martins, Mário Henrique da Mata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spink, Mary Jane Paris
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Martins, Mário Henrique da Mata
description O objetivo deste artigo é discutir os modos de coordenação de repertórios linguísticos sobre interdisciplinaridade para divulgação do conhecimento científico. Parte de breve contextualização histórica sobre interdisciplinaridade e sobre as maneiras como as disciplinas são organizadas para fins de gestão no Brasil e busca responder à pergunta: Como operam essas formas de ordenar, controlar e coordenar saberes interdisciplinares na divulgação científica? A análise dos modos de coordenar a interdisciplinaridade na divulgação dos conhecimentos teve por base as propostas editoriais das revistas da área da Psicologia, classificadas no Qualis como A1, A2 e B1. Conclui-se que as revistas performam interdisciplinaridades distintas, pois utilizam formas diversas de associar saberes: por temas, áreas e teorias ou referenciais teóricos. Finalizamos com uma reflexão a respeito de como se desenvolvem essas formas de coordenar saberes para a divulgação de conhecimentos para o público.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88995
10.1590/1982-43272459201411
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88995
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272459201411
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88995/91843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 371-378
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 371-378
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 371-378
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834287775744