Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Studer, Caren E.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46554
Resumo: The reason of the article here shown is the report of the elaboration of weekly reports and the interpretation of issues that belong to a course in a private college in the state of São Paulo. Taking as a theoretical reference the Critical Theory of Education, it tries to study the dimension of this experience placed in an education environment mainly traditional, using as evaluation tools the branches of significant learning by Masetto (1998) and alienation by Castanho (1989).
id USP-22_a76e4399a9234b416eb94e7bc444ebcb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46554
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superiorSignificant learning: report of one experienceAprendizagem SignificativaExercício de LeituraRelatóriosAlienaçãoSignificant LearningReading ExerciseReportsAlienationThe reason of the article here shown is the report of the elaboration of weekly reports and the interpretation of issues that belong to a course in a private college in the state of São Paulo. Taking as a theoretical reference the Critical Theory of Education, it tries to study the dimension of this experience placed in an education environment mainly traditional, using as evaluation tools the branches of significant learning by Masetto (1998) and alienation by Castanho (1989).O presente artigo tem como finalidade, o relato e a análise da prática de elaboração de relatórios semanais, a partir de textos pertinentes ao conteúdo de uma disciplina em cursos de nível superior em uma faculdade particular no interior do Estado de S. Paulo.Tendo como referencial teórico a Teoria Crítica da Educação, procura analisar a abrangência dessa experiência situada em um ambiente preponderantemente tradicional de ensino, utilizando-se como ferramentas de análise as categorias de aprendizagem significativa de Masetto (1998) e alienação desenvolvida por Castanho (1989).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4655410.1590/S0103-863X1999000200007Paidéia (Ribeirão Preto); v. 9 n. 17 (1999); 61-68Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 No. 17 (1999); 61-68Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 Núm. 17 (1999); 61-681982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46554/50311Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessStuder, Caren E.Casagrande, Lisete Diniz Ribas2012-10-30T17:31:11Zoai:revistas.usp.br:article/46554Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T17:31:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
Significant learning: report of one experience
title Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
spellingShingle Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
Studer, Caren E.
Aprendizagem Significativa
Exercício de Leitura
Relatórios
Alienação
Significant Learning
Reading Exercise
Reports
Alienation
title_short Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
title_full Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
title_fullStr Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
title_sort Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior
author Studer, Caren E.
author_facet Studer, Caren E.
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_role author
author2 Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Studer, Caren E.
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Exercício de Leitura
Relatórios
Alienação
Significant Learning
Reading Exercise
Reports
Alienation
topic Aprendizagem Significativa
Exercício de Leitura
Relatórios
Alienação
Significant Learning
Reading Exercise
Reports
Alienation
description The reason of the article here shown is the report of the elaboration of weekly reports and the interpretation of issues that belong to a course in a private college in the state of São Paulo. Taking as a theoretical reference the Critical Theory of Education, it tries to study the dimension of this experience placed in an education environment mainly traditional, using as evaluation tools the branches of significant learning by Masetto (1998) and alienation by Castanho (1989).
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46554
10.1590/S0103-863X1999000200007
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46554
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1999000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46554/50311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 9 n. 17 (1999); 61-68
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 No. 17 (1999); 61-68
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 Núm. 17 (1999); 61-68
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833115467776