Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Eva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Luana de Souza dos, Koller, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487
Resumo: O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade.
id USP-22_aa793ac0115f6734944d5652b33cc548
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144487
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães AdolescentesApoyo Social como Moderador del Conocimiento sobre el Desarrollo Infantil en Madres AdolescentesSocial Support as Moderator of Knowledge about Infant Development in Adolescent Motherschildhood developmentadolescent motherssupport groupspostpartum depressiondesarrollo infantilmadres adolescentesgrupos de autoayudadepresión post-partodesenvolvimento infantilmães adolescentesgrupos de apoiodepressão pós-parto O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade. Knowledge about child development (KIDI) is an important dimension of infant care. Although it has been discussed that adolescent mothers, compared with adult mothers, reveal lower average of KIDI, little is known about variables associated with it, as well as its variation over time. We aimed to investigate longitudinally KIDI during infant’s first year and its interaction with maternal behaviors, social support/ postpartum depression. KIDI was evaluated according to its corrected and wrong answers for each dimension of infant’s development. Participants were originally 49 adolescents (16.49 years; SD = 1.58). They answered to KIDI, social support, and maternal depression at pregnancy, 3 (n = 41), 6 (n = 39), and 12 months postpartum (n = 35). Results revealed that KIDI increased during the first year postpartum, qualified with an interaction with social support. Social support plays an important role to increase KIDI, particularly within adolescent mothers living in vulnerable backgrounds. El conocimiento sobre el desarrollo infantil (CDI) es una dimensión importante en el cuidado de niños. Aunque los estudios muestran que las madres adolescentes tienden a tener CDI inferior a las adultas, se sabe poco sobre las variables asociadas y su variación en el tiempo. Investigamos longitudinalmente la modificación del CDI en el primer año de vida de niños y la interacción del CDI con calidad de cuidado, apoyo social o depresión posparto. Evaluamos el CDI según los aciertos y errores para cada dimensión del desarrollo infantil. Originalmente participaron 49 adolescentes (16.49 anos; DE = 1.58) que respondieron al CDI, apoyo social y depresión posparto durante el embarazo, tres (n = 41), seis (n = 39) y doce meses (n = 35) posparto. Los resultados indicaron que el CDI mejoró durante el primer año de vida y fue calificado por una interacción con apoyo social. El apoyo social tiene papel importante en el aumento del CDI, particularmente para las madres adolescentes viviendo en situación de vulnerabilidad.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14448710.1590/1982-43272768201705Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 281-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 281-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 281-2891982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487/138835Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, EvaSantos, Luana de Souza dosKoller, Silvia Helena2018-03-19T17:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/144487Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-03-19T17:21:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
Apoyo Social como Moderador del Conocimiento sobre el Desarrollo Infantil en Madres Adolescentes
Social Support as Moderator of Knowledge about Infant Development in Adolescent Mothers
title Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
spellingShingle Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
Diniz, Eva
childhood development
adolescent mothers
support groups
postpartum depression
desarrollo infantil
madres adolescentes
grupos de autoayuda
depresión post-parto
desenvolvimento infantil
mães adolescentes
grupos de apoio
depressão pós-parto
title_short Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
title_full Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
title_fullStr Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
title_full_unstemmed Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
title_sort Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
author Diniz, Eva
author_facet Diniz, Eva
Santos, Luana de Souza dos
Koller, Silvia Helena
author_role author
author2 Santos, Luana de Souza dos
Koller, Silvia Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Eva
Santos, Luana de Souza dos
Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv childhood development
adolescent mothers
support groups
postpartum depression
desarrollo infantil
madres adolescentes
grupos de autoayuda
depresión post-parto
desenvolvimento infantil
mães adolescentes
grupos de apoio
depressão pós-parto
topic childhood development
adolescent mothers
support groups
postpartum depression
desarrollo infantil
madres adolescentes
grupos de autoayuda
depresión post-parto
desenvolvimento infantil
mães adolescentes
grupos de apoio
depressão pós-parto
description O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487
10.1590/1982-43272768201705
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272768201705
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487/138835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 281-289
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 281-289
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 281-289
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835453792256