Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487 |
Resumo: | O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade. |
id |
USP-22_aa793ac0115f6734944d5652b33cc548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144487 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães AdolescentesApoyo Social como Moderador del Conocimiento sobre el Desarrollo Infantil en Madres AdolescentesSocial Support as Moderator of Knowledge about Infant Development in Adolescent Motherschildhood developmentadolescent motherssupport groupspostpartum depressiondesarrollo infantilmadres adolescentesgrupos de autoayudadepresión post-partodesenvolvimento infantilmães adolescentesgrupos de apoiodepressão pós-parto O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade. Knowledge about child development (KIDI) is an important dimension of infant care. Although it has been discussed that adolescent mothers, compared with adult mothers, reveal lower average of KIDI, little is known about variables associated with it, as well as its variation over time. We aimed to investigate longitudinally KIDI during infant’s first year and its interaction with maternal behaviors, social support/ postpartum depression. KIDI was evaluated according to its corrected and wrong answers for each dimension of infant’s development. Participants were originally 49 adolescents (16.49 years; SD = 1.58). They answered to KIDI, social support, and maternal depression at pregnancy, 3 (n = 41), 6 (n = 39), and 12 months postpartum (n = 35). Results revealed that KIDI increased during the first year postpartum, qualified with an interaction with social support. Social support plays an important role to increase KIDI, particularly within adolescent mothers living in vulnerable backgrounds. El conocimiento sobre el desarrollo infantil (CDI) es una dimensión importante en el cuidado de niños. Aunque los estudios muestran que las madres adolescentes tienden a tener CDI inferior a las adultas, se sabe poco sobre las variables asociadas y su variación en el tiempo. Investigamos longitudinalmente la modificación del CDI en el primer año de vida de niños y la interacción del CDI con calidad de cuidado, apoyo social o depresión posparto. Evaluamos el CDI según los aciertos y errores para cada dimensión del desarrollo infantil. Originalmente participaron 49 adolescentes (16.49 anos; DE = 1.58) que respondieron al CDI, apoyo social y depresión posparto durante el embarazo, tres (n = 41), seis (n = 39) y doce meses (n = 35) posparto. Los resultados indicaron que el CDI mejoró durante el primer año de vida y fue calificado por una interacción con apoyo social. El apoyo social tiene papel importante en el aumento del CDI, particularmente para las madres adolescentes viviendo en situación de vulnerabilidad.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14448710.1590/1982-43272768201705Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 281-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 281-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 281-2891982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487/138835Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, EvaSantos, Luana de Souza dosKoller, Silvia Helena2018-03-19T17:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/144487Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-03-19T17:21:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes Apoyo Social como Moderador del Conocimiento sobre el Desarrollo Infantil en Madres Adolescentes Social Support as Moderator of Knowledge about Infant Development in Adolescent Mothers |
title |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
spellingShingle |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes Diniz, Eva childhood development adolescent mothers support groups postpartum depression desarrollo infantil madres adolescentes grupos de autoayuda depresión post-parto desenvolvimento infantil mães adolescentes grupos de apoio depressão pós-parto |
title_short |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
title_full |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
title_fullStr |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
title_sort |
Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes |
author |
Diniz, Eva |
author_facet |
Diniz, Eva Santos, Luana de Souza dos Koller, Silvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Luana de Souza dos Koller, Silvia Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Eva Santos, Luana de Souza dos Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
childhood development adolescent mothers support groups postpartum depression desarrollo infantil madres adolescentes grupos de autoayuda depresión post-parto desenvolvimento infantil mães adolescentes grupos de apoio depressão pós-parto |
topic |
childhood development adolescent mothers support groups postpartum depression desarrollo infantil madres adolescentes grupos de autoayuda depresión post-parto desenvolvimento infantil mães adolescentes grupos de apoio depressão pós-parto |
description |
O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487 10.1590/1982-43272768201705 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272768201705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144487/138835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 281-289 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 281-289 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 281-289 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835453792256 |