Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudia Sampaio Correa da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75808
Resumo: As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profissional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confiança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profissional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.
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spelling Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-TrabalhoExperiencias de Pasantia Profesional: Contribuciones a la Transicion Universidad-TrabajoInternship Experiences: Contributions to the School-to-Work TransitionAs experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profissional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confiança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profissional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.Las experiencias de formación en la educación superior son fundamentales para el desarrollo profesional. La finalidad de este estudio fue comprender como as experiencias de la pasantía profesional contribuyen al desarrollo de la adaptabilidad de carrera y a la transición entre los roles de estudiante y profesional en alumnos finalistas de la enseñanza superior. Participaron seis estudiantes del último año de un curso de Ingeniería Civil, con edades comprendidas entre 22 y 29 años. Fueron realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas, posteriormente sometidas al análisis de contenido. Los resultados revelaron que las experiencias de la pasantía profesional influyen en el desarrollo de la adaptabilidad de carrera, especialmente en las dimensiones de curiosidad y la confianza. Además, varias características de la pasantía mencionadas por los participantes fueron relacionadas con el desarrollo de la carrera, revelando su importancia en el proceso de transición del rol de estudiante a profesional. El artículo concluye con implicaciones para la práctica y la investigación.Training experiences in higher education are essential to professional development.This qualitative study investigated how internship experiences contribute to career adaptability development and to the transition between the roles of student and professional among senior university students. Six Civil Engineering senior students, aged between 22 and 29 years, were individually interviewed following a semi-structured interview protocol. The interviews were subsequently content analyzed. Results revealed that internship experiences influence the development of career adaptability, especially in the dimensions of curiosity and confidence. In addition, several characteristics of the internship experiences mentioned by respondents could be related to career development, revealing their importance to the transition process from student to professional roles. The article concludes with implications for practice and research.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7580810.1590/1982-43272354201312Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 54 (2013); 103-112Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 54 (2013); 103-112Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 54 (2013); 103-1121982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75808/79287https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75808/79288Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudia Sampaio Correa daTeixeira, Marco Antonio Pereira2014-03-06T14:38:15Zoai:revistas.usp.br:article/75808Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T14:38:15Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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