Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98962
Resumo: As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profi ssional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profi ssional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio infl uenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confi ança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profi ssional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.
id UFRGS-2_fccbcf0ed2e9b707d89547d78a18e5bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98962
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Cláudia Sampaio Corrêa daTeixeira, Marco Antonio Pereira2014-07-30T02:04:42Z20130103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/98962000903027As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profi ssional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profi ssional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio infl uenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confi ança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profi ssional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.Training experiences in higher education are essential to professional development.This qualitative study investigated how internship experiences contribute to career adaptability development and to the transition between the roles of student and professional among senior university students. Six Civil Engineering senior students, aged between 22 and 29 years, were individually interviewed following a semi-structured interview protocol. The interviews were subsequently content analyzed. Results revealed that internship experiences infl uence the development of career adaptability, especially in the dimensions of curiosity and confi dence. In addition, several characteristics of the internship experiences mentioned by respondents could be related to career development, revealing their importance to the transition process from student to professional roles. The article concludes with implications for practice and research.Las experiencias de formación en la educación superior son fundamentales para el desarrollo profesional. La fi nalidad de este estudio fue comprender como as experiencias de la pasantía profesional contribuyen al desarrollo de la adaptabilidad de carrera y a la transición entre los roles de estudiante y profesional en alumnos fi nalistas de la enseñanza superior. Participaron seis estudiantes del último año de un curso de Ingeniería Civil, con edades comprendidas entre 22 y 29 años. Fueron realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas, posteriormente sometidas al análisis de contenido. Los resultados revelaron que las experiencias de la pasantía profesional infl uyen en el desarrollo de la adaptabilidad de carrera, especialmente en las dimensiones de curiosidad y la confi anza. Además, varias características de la pasantía mencionadas por los participantes fueron relacionadas con el desarrollo de la carrera, revelando su importancia en el proceso de transición del rol de estudiante a profesional. El artículo concluye con implicaciones para la práctica y la investigación.application/pdfporPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 23, n. 54, (jan./abr. 2013), p. 103-112.Formação profissionalEstudantes universitáriosEstágiosProfessional developmentProfessional educationCollege studentsProfessional identityDesarrollo profesionalEducación profesionalEstudiantes universitáriosIdentidad profesionalExperiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalhoInternship experiences : contributions to the school-to-work transitionExperiencias de pasantía profesional : contribuciones a la transición universidad-trabajoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903027.pdf000903027.pdfTexto completoapplication/pdf50152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/1/000903027.pdf5fd3a0067be248e445bfb6fed70b4138MD51TEXT000903027.pdf.txt000903027.pdf.txtExtracted Texttext/plain53903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/2/000903027.pdf.txt1dbd731206d7267f853514526e842aa8MD52THUMBNAIL000903027.pdf.jpg000903027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/3/000903027.pdf.jpg437fcc12589a248689eec07b7676a50dMD5310183/989622019-01-17 04:25:10.758489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98962Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:25:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Internship experiences : contributions to the school-to-work transition
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Experiencias de pasantía profesional : contribuciones a la transición universidad-trabajo
title Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
spellingShingle Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da
Formação profissional
Estudantes universitários
Estágios
Professional development
Professional education
College students
Professional identity
Desarrollo profesional
Educación profesional
Estudiantes universitários
Identidad profesional
title_short Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
title_full Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
title_fullStr Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
title_full_unstemmed Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
title_sort Experiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalho
author Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da
author_facet Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da
Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Estudantes universitários
Estágios
topic Formação profissional
Estudantes universitários
Estágios
Professional development
Professional education
College students
Professional identity
Desarrollo profesional
Educación profesional
Estudiantes universitários
Identidad profesional
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional development
Professional education
College students
Professional identity
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo profesional
Educación profesional
Estudiantes universitários
Identidad profesional
description As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profi ssional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profi ssional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio infl uenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confi ança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profi ssional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98962
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-863X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903027
identifier_str_mv 0103-863X
000903027
url http://hdl.handle.net/10183/98962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 23, n. 54, (jan./abr. 2013), p. 103-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/1/000903027.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/2/000903027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98962/3/000903027.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fd3a0067be248e445bfb6fed70b4138
1dbd731206d7267f853514526e842aa8
437fcc12589a248689eec07b7676a50d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224843284185088