A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451 |
Resumo: | O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico. |
id |
USP-22_c5842a22d0a386e44a45950bde68332c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46451 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básicoCurriculum ProposalTeaching-LearningScience TeachinTeaching PlanProposta CurricularEnsino-AprendizagemEnsino de CiênciasPlano de EnsinoO trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.The paper begins with a shintesis of the Science and Health Programs Curriculum Proposal, worked up by the Pedagogic Studies ans Norms Coordination (CENP), from the bureau of Education in São Paulo State, Brazil. The Proposal's theoretical foudation on social-historic premises is also showed, toghether with the difficulties for the traditionally prepared teacher to work with it. Finally, the paper discusses the possible contribution of the educator-nurse professional, on the improvement of helth themes of the Proposal (1992), especially for the school. (Basic Cicle)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1994-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4645110.1590/S0103-863X1994000100003Paidéia (Ribeirão Preto); n. 6 (1994); 26-37Paidéia (Ribeirão Preto); No. 6 (1994); 26-37Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 6 (1994); 26-371982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451/50207Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fátima Neves do AmaralCasagrande, Lisete Diniz Ribas2012-10-30T16:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/46451Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T16:40:40Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
title |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
spellingShingle |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico Costa, Fátima Neves do Amaral Curriculum Proposal Teaching-Learning Science Teachin Teaching Plan Proposta Curricular Ensino-Aprendizagem Ensino de Ciências Plano de Ensino |
title_short |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
title_full |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
title_fullStr |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
title_full_unstemmed |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
title_sort |
A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico |
author |
Costa, Fátima Neves do Amaral |
author_facet |
Costa, Fátima Neves do Amaral Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fátima Neves do Amaral Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Proposal Teaching-Learning Science Teachin Teaching Plan Proposta Curricular Ensino-Aprendizagem Ensino de Ciências Plano de Ensino |
topic |
Curriculum Proposal Teaching-Learning Science Teachin Teaching Plan Proposta Curricular Ensino-Aprendizagem Ensino de Ciências Plano de Ensino |
description |
O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451 10.1590/S0103-863X1994000100003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X1994000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451/50207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 6 (1994); 26-37 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 6 (1994); 26-37 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 6 (1994); 26-37 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221833037873152 |