IRDI na Avaliação de Bebês com Problemas de Desenvolvimento Associados ao Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campana, Nathalia Teixeira Caldas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lerner, Rogério, David, Vinicius Frayze
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97066
Resumo: Esta pesquisa é um estudo exploratório com o objetivo de investigar contribuições que o protocolo Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) pode trazer para avaliação de bebês que estejam se desenvolvendo em um percurso autístico. Para tanto, foram comparados resultados do IRDI e do Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) em 43 bebês de 18 meses de vida. O estudo demonstrou que dentre os riscos detectados pelo IRDI também está o autismo. A análise estatística aponta para a possibilidade de o eixo Suposição de Sujeito (SS) não diferenciar bebês com problemas de desenvolvimento associados ao autismo daqueles que apresentam um desenvolvimento típico. O eixo Alternância Presença/Ausência (PA) parece ser aquele que mais distingue os dois grupos de bebês. A vinheta clínica demonstra que o IRDI pode ser utilizado como um operador de leitura que auxilia a compreensão de dinâmicas familiares com potencial para orientar intervenções no contexto da saúde pública.
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spelling IRDI na Avaliação de Bebês com Problemas de Desenvolvimento Associados ao Autismo CDRI as an Instrument to Evaluate Infants With Developmental Problems Associated With Autism IRDI en la Evaluación de Bebés con Problemas de Desarrollo Asociados al Autismo Esta pesquisa é um estudo exploratório com o objetivo de investigar contribuições que o protocolo Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) pode trazer para avaliação de bebês que estejam se desenvolvendo em um percurso autístico. Para tanto, foram comparados resultados do IRDI e do Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) em 43 bebês de 18 meses de vida. O estudo demonstrou que dentre os riscos detectados pelo IRDI também está o autismo. A análise estatística aponta para a possibilidade de o eixo Suposição de Sujeito (SS) não diferenciar bebês com problemas de desenvolvimento associados ao autismo daqueles que apresentam um desenvolvimento típico. O eixo Alternância Presença/Ausência (PA) parece ser aquele que mais distingue os dois grupos de bebês. A vinheta clínica demonstra que o IRDI pode ser utilizado como um operador de leitura que auxilia a compreensão de dinâmicas familiares com potencial para orientar intervenções no contexto da saúde pública. Esta investigacion es un estudio exploratorio con objeto de investigar contribuciones que el protocolo Indicadores Clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil (IRDI) puede traer para evaluación de bebés que estén desarrollándose en un camino autístico. Para tanto, fueron comparados resultados del IRDI y del Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) en 43 bebés de 18 meses de vida. El estudio demostró que los riesgos detectados por el IRDI también incluyen está el autismo. El análisis estadístico indica la posibilidad de que el eje Suposición de Sujeto (SS) no diferencie bebés con problemas de desarrollo asociados al autismo de aquellos con desarrollo típico. El eje Alternancia Presencia/Ausencia (PA) parece ser el que más distingue los dos grupos de bebés. La viñeta clínica demuestra que el IRDI puede ser utilizado como un operador de lectura que auxilia la comprensión de dinámicas familiares con potencial para orientar intervenciones en el contexto de la salud pública. This exploratory study investigates the contributions the Clinical Risk Indicators in Child Development (CDRI) may bring for the evaluation of infants who might be considered in autistic development. To do so, results of the evaluation – using CDRI and the Modified Checklist for Autism (M-CHAT) – of 43 babies who were 18 months old were compared. The present study showed that autism is amongst the risks the CDRI detects. The statistical analysis highlights that the axis Subject Assumption (SA) may not differentiate infants who present developmental problems associated with autism from typically developing ones. The Alternate Presence/Absence (PA) axis seems to be the one that most distinguishes these groups of infants. The clinical vignette demonstrates that CDRI can be used as a guide that helps to understand the family dynamics and can guide the interventions made in public health services. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/9706610.1590/1982-43272560201511Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 60 (2015); 85-93Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 60 (2015); 85-93Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 60 (2015); 85-931982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97066/96111Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCampana, Nathalia Teixeira Caldas Lerner, Rogério David, Vinicius Frayze 2015-06-15T15:48:51Zoai:revistas.usp.br:article/97066Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2015-06-15T15:48:51Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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