A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace. |
id |
USP-26_bad93576b53d7c1617e6c253809b5d62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642014000300276 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDIindicadores clínicosdesenvolvimento de zero a dezoito meseseducação infantilconstituição psíquicaO presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276Psicologia USP v.25 n.3 2014reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564A20134413info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Daniela Bridon dos Santos ReisKupfer,Maria Cristina Machadopor2015-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642014000300276Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-01-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
title |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
spellingShingle |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis indicadores clínicos desenvolvimento de zero a dezoito meses educação infantil constituição psíquica |
title_short |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
title_full |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
title_fullStr |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
title_full_unstemmed |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
title_sort |
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI |
author |
Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis |
author_facet |
Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis Kupfer,Maria Cristina Machado |
author_role |
author |
author2 |
Kupfer,Maria Cristina Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis Kupfer,Maria Cristina Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indicadores clínicos desenvolvimento de zero a dezoito meses educação infantil constituição psíquica |
topic |
indicadores clínicos desenvolvimento de zero a dezoito meses educação infantil constituição psíquica |
description |
O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6564A20134413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.25 n.3 2014 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707894411264 |