A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kupfer,Maria Cristina Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.
id USP-26_bad93576b53d7c1617e6c253809b5d62
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642014000300276
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDIindicadores clínicosdesenvolvimento de zero a dezoito meseseducação infantilconstituição psíquicaO presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276Psicologia USP v.25 n.3 2014reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564A20134413info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Daniela Bridon dos Santos ReisKupfer,Maria Cristina Machadopor2015-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642014000300276Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-01-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
title A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
spellingShingle A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis
indicadores clínicos
desenvolvimento de zero a dezoito meses
educação infantil
constituição psíquica
title_short A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
title_full A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
title_fullStr A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
title_full_unstemmed A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
title_sort A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
author Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis
author_facet Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis
Kupfer,Maria Cristina Machado
author_role author
author2 Kupfer,Maria Cristina Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Daniela Bridon dos Santos Reis
Kupfer,Maria Cristina Machado
dc.subject.por.fl_str_mv indicadores clínicos
desenvolvimento de zero a dezoito meses
educação infantil
constituição psíquica
topic indicadores clínicos
desenvolvimento de zero a dezoito meses
educação infantil
constituição psíquica
description O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564A20134413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.25 n.3 2014
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707894411264