The asymmetric relationship between families and the public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Andrade, Antonio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408
Resumo: A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública.
id USP-22_d5c33d0fbbe0a16021286c8872b38fd8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6408
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling The asymmetric relationship between families and the public school A assimetria na relação entre família e escola pública Relação família-escolaEscola PúblicaEtnografiaFamily/School RelationshipState-run SchoolEthnography A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública. The incentive to the relationship between families and public school is a target of public politics, seen as something essential for an efficient learning. This research purpose was to investigate parents' experiences vis-à-vis their relationship with the school where their children study. The participants were school members and 22 students tutors attending the 3rd and 4th grades of elementary school. At first was done a participative observation within the school environment, after semi-structured interviews with the children tutors in their homes, focusing three aspects: the school, the teacher and the school education. The families' backgrounds were carefully taken into consideration, and parents showed different postures towards their relationships with their children schools. A traditional analytical approach was adopted to the data collected. As a result, this relationship was proved to be asymmetric, which seems to contribute to the maintenance of mechanisms of exclusion from public school over part of the underprivileged families. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/640810.1590/S0103-863X2006000300009Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 385-394 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408/7879Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Daniela de FigueiredoAndrade, Antonio dos Santos2012-05-01T02:28:07Zoai:revistas.usp.br:article/6408Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:28:07Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The asymmetric relationship between families and the public school
A assimetria na relação entre família e escola pública
title The asymmetric relationship between families and the public school
spellingShingle The asymmetric relationship between families and the public school
Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Relação família-escola
Escola Pública
Etnografia
Family/School Relationship
State-run School
Ethnography
title_short The asymmetric relationship between families and the public school
title_full The asymmetric relationship between families and the public school
title_fullStr The asymmetric relationship between families and the public school
title_full_unstemmed The asymmetric relationship between families and the public school
title_sort The asymmetric relationship between families and the public school
author Ribeiro, Daniela de Figueiredo
author_facet Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Andrade, Antonio dos Santos
author_role author
author2 Andrade, Antonio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Andrade, Antonio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Escola Pública
Etnografia
Family/School Relationship
State-run School
Ethnography
topic Relação família-escola
Escola Pública
Etnografia
Family/School Relationship
State-run School
Ethnography
description A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408
10.1590/S0103-863X2006000300009
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408/7879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 385-394
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 385-394
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 385-394
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831151484928