The asymmetric relationship between families and the public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408 |
Resumo: | A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública. |
id |
USP-22_d5c33d0fbbe0a16021286c8872b38fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6408 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The asymmetric relationship between families and the public school A assimetria na relação entre família e escola pública Relação família-escolaEscola PúblicaEtnografiaFamily/School RelationshipState-run SchoolEthnography A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública. The incentive to the relationship between families and public school is a target of public politics, seen as something essential for an efficient learning. This research purpose was to investigate parents' experiences vis-à-vis their relationship with the school where their children study. The participants were school members and 22 students tutors attending the 3rd and 4th grades of elementary school. At first was done a participative observation within the school environment, after semi-structured interviews with the children tutors in their homes, focusing three aspects: the school, the teacher and the school education. The families' backgrounds were carefully taken into consideration, and parents showed different postures towards their relationships with their children schools. A traditional analytical approach was adopted to the data collected. As a result, this relationship was proved to be asymmetric, which seems to contribute to the maintenance of mechanisms of exclusion from public school over part of the underprivileged families. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/640810.1590/S0103-863X2006000300009Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 385-394 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408/7879Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Daniela de FigueiredoAndrade, Antonio dos Santos2012-05-01T02:28:07Zoai:revistas.usp.br:article/6408Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:28:07Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The asymmetric relationship between families and the public school A assimetria na relação entre família e escola pública |
title |
The asymmetric relationship between families and the public school |
spellingShingle |
The asymmetric relationship between families and the public school Ribeiro, Daniela de Figueiredo Relação família-escola Escola Pública Etnografia Family/School Relationship State-run School Ethnography |
title_short |
The asymmetric relationship between families and the public school |
title_full |
The asymmetric relationship between families and the public school |
title_fullStr |
The asymmetric relationship between families and the public school |
title_full_unstemmed |
The asymmetric relationship between families and the public school |
title_sort |
The asymmetric relationship between families and the public school |
author |
Ribeiro, Daniela de Figueiredo |
author_facet |
Ribeiro, Daniela de Figueiredo Andrade, Antonio dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Antonio dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Daniela de Figueiredo Andrade, Antonio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação família-escola Escola Pública Etnografia Family/School Relationship State-run School Ethnography |
topic |
Relação família-escola Escola Pública Etnografia Family/School Relationship State-run School Ethnography |
description |
A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408 10.1590/S0103-863X2006000300009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2006000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6408/7879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 385-394 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 385-394 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221831151484928 |