Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Marília
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173
Resumo: Resumo: Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento.
id USP-22_d65c916e5fd0db486de7371e712a852b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/151173
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e PrediçõesSocial Interactions between Teachers and Students:: A Study Addressing Associations and PredictionsInteracciones Sociales entre Profesores y Alumnos:: Un Estudio de Asociaciones y Prediccionesbehavioral disorderssocial skillsteacher attitudestrastornos de la conductahabilidades socialesactitudes del profesordistúrbios do comportamentohabilidades sociaisatitudes do professorResumo: Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento.Interactions between teachers and students impact children’s academic and social learning. This study’s objective was to identify associations and predictions between variables concerning social educational skills, negative educational practices, behavior problems and the social skills of students differentiated by schooling, clinical indicators of behavior problems, and gender. A total of 283 children and their teachers from the public schools participated in the study, who answered questionnaires and participated in a semi-structured interview. Correlation and regression statistical analysis were performed. All the groups presented positive correlations between social educational skills, children’s social skills, negative educational practices, and behavior problems. Behavior problems and social skills presented predictive values among preschoolers. The aforementioned variables, together with positive and negative educational practices, presented predictive values among school children. The conclusion is that teachers can be a protective factor for children’s development, but this requires planning.Resumen: Interacciones entre profesores y alumnos producen impactos en los aprendizajes académicos y sociales de los niños. El objetivo de este estudio fue identificar asociaciones y predicciones entre variables de habilidades sociales educativas, prácticas educativas negativas, problemas conductuales y habilidades sociales infantiles, de alumnos diferenciados por la escolaridad, indicadores clínicos de problemas conductuales y sexo. Participaron del estudio 283 niños y sus profesores, de la red pública de enseñanza, que contestaron cuestionarios y participaron de entrevista semiestructurada. Se llevaron a cabo análisis estadísticos de correlación y regresión. En todos los grupos, fueron encontradas correlaciones positivas entre habilidades sociales educativas y infantiles y prácticas educativas negativas y problemas conductuales. Para preescolares, las quejas de problemas y las habilidades sociales presentaron valores predictivos. Para escolares, estas variables, sumadas a las prácticas educativas positivas y negativas, indicaron valores predictivos. Se concluye que profesores pueden actuar como factor protector al desarrollo, lo que demanda planeamiento.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/xmlapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/15117310.1590/1982-4327e2816Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2816Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2816Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28161982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173/147982https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173/147983Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMariano, MaríliaBolsoni-Silva, Alessandra Turini2018-11-14T10:36:35Zoai:revistas.usp.br:article/151173Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-11-14T10:36:35Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
Social Interactions between Teachers and Students:: A Study Addressing Associations and Predictions
Interacciones Sociales entre Profesores y Alumnos:: Un Estudio de Asociaciones y Predicciones
title Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
spellingShingle Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
Mariano, Marília
behavioral disorders
social skills
teacher attitudes
trastornos de la conducta
habilidades sociales
actitudes del profesor
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
atitudes do professor
title_short Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
title_full Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
title_fullStr Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
title_full_unstemmed Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
title_sort Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições
author Mariano, Marília
author_facet Mariano, Marília
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Marília
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
dc.subject.por.fl_str_mv behavioral disorders
social skills
teacher attitudes
trastornos de la conducta
habilidades sociales
actitudes del profesor
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
atitudes do professor
topic behavioral disorders
social skills
teacher attitudes
trastornos de la conducta
habilidades sociales
actitudes del profesor
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
atitudes do professor
description Resumo: Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173
10.1590/1982-4327e2816
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e2816
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173/147982
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/151173/147983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/xml
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2816
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2816
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2816
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835510415360