Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mariano, Maria Luiza [UNESP], Loureiro, Sonia Regina [UNESP], Bonaccorsi, Caroline [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008
http://hdl.handle.net/11449/110239
Resumo: Educational practices, behavior problems and children's social skills have been more studied in family context than in school context. This study aimed to compare, from the verbal report, educational practices of regular and special teacher in relation to children's behavior, concerning groups differentiated by reference indication of behavior problems in the classroom by the teacher and sex of the children. This study surveyed fifteen teachers and twenty-eight students (6-9 years), who were grouped in regular teaching (n = 18, kindergarten, elementary) and especial teaching (n = 10). The assessment with teachers was proceeded by using a questionnaire (Q-RSH-Pr) and a semi-structured interview (RE-HSE-Pr). We observed that there is a significant difference: boys as well as children with behavior problems presented more difficulties than others. Their teachers revealed that they use more negative
id UNSP_86dbf2577ce2478139d5a8be8088166a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110239
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantisLa práctica educativa del profesor y comportamiento infantil: la influencia de múltiplas variablesTeacher's educational practices and child behavior: the influence of multiple variablesEducaçãodistúrbios do comportamentohabilidades sociaisEducationbehavior disorderssocial skillsEducational practices, behavior problems and children's social skills have been more studied in family context than in school context. This study aimed to compare, from the verbal report, educational practices of regular and special teacher in relation to children's behavior, concerning groups differentiated by reference indication of behavior problems in the classroom by the teacher and sex of the children. This study surveyed fifteen teachers and twenty-eight students (6-9 years), who were grouped in regular teaching (n = 18, kindergarten, elementary) and especial teaching (n = 10). The assessment with teachers was proceeded by using a questionnaire (Q-RSH-Pr) and a semi-structured interview (RE-HSE-Pr). We observed that there is a significant difference: boys as well as children with behavior problems presented more difficulties than others. Their teachers revealed that they use more negativePráticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis são questões que têm sido pouco estudadas no contexto escolar. Objetivou-se comparar as práticas educativas de professores do ensino regular e do especial com os comportamentos infantis em grupos diferenciados por problemas de comportamento e pelo sexo das crianças. Participaram quinze professoras e vinte e oito alunos (seis a nove anos), distribuídos em dezoito do ensino regular (infantil e fundamental) e dez do ensino especial. Procedeu-se à avaliação com os professores por meio de um questionário (Q-RSH-Pr) e de entrevista semiestruturada (RE-HSE-Pr). Verificou-se, com diferenças significativas, que os meninos e as crianças com problemas de comportamento apresentaram mais dificuldades e suas professoras relataram utilizar mais práticas negativas de educação, e que as meninas apresentaram mais habilidades sociais. Não se encontraram diferenças nas comparações entre o ensino regular e o especial. A comparação entre as práticas educativas dos professores e os comportamentos das crianças no contexto escolar é útil para intervenções.Prácticas educativas, problemas de comportamiento y habilidades sociales infantiles han sido poco estudiados en el contexto escolar. El estudio tuvo el objetivo de comparar prácticas educativas escolares positivas y negativas; el repertorio conductual respectivo a habilidades sociales e indicadores de problemas de comportamiento; de niños de educación especial y regular, diferenciando grupos de niños que tengan o no problemas de comportamiento y, entre niños y niñas. Participaron de esta investigación 15 profesoras y sus alumnos distribuidos en educación regular (infantil, básica) y especial. La evaluación se realizó con profesores por medio de cuestionario y entrevista semi-estructurada. Los grupos de educación regular y especial no presentaron diferencias en las comparaciones de grupo, los niños y las niñas indicadas con problemas de comportamiento presentaron más problemas de conducta y sus profesoras informaron el uso de más prácticas negativas de educación, las niñas presentaron más habilidades sociales lo que sugiere la necesidad de intervención y nuevos estudios.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]Mariano, Maria Luiza [UNESP]Loureiro, Sonia Regina [UNESP]Bonaccorsi, Caroline [UNESP]2014-10-01T13:08:56Z2014-10-01T13:08:56Z2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article259-269application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 17, n. 2, p. 259-269, 2013.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/11023910.1590/S1413-85572013000200008S1413-85572013000200008S1413-85572013000200008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110239Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-04-29T15:53:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
La práctica educativa del profesor y comportamiento infantil: la influencia de múltiplas variables
Teacher's educational practices and child behavior: the influence of multiple variables
title Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
spellingShingle Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
Educação
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
Education
behavior disorders
social skills
title_short Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
title_full Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
title_fullStr Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
title_full_unstemmed Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
title_sort Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
author Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_facet Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
Mariano, Maria Luiza [UNESP]
Loureiro, Sonia Regina [UNESP]
Bonaccorsi, Caroline [UNESP]
author_role author
author2 Mariano, Maria Luiza [UNESP]
Loureiro, Sonia Regina [UNESP]
Bonaccorsi, Caroline [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
Mariano, Maria Luiza [UNESP]
Loureiro, Sonia Regina [UNESP]
Bonaccorsi, Caroline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
Education
behavior disorders
social skills
topic Educação
distúrbios do comportamento
habilidades sociais
Education
behavior disorders
social skills
description Educational practices, behavior problems and children's social skills have been more studied in family context than in school context. This study aimed to compare, from the verbal report, educational practices of regular and special teacher in relation to children's behavior, concerning groups differentiated by reference indication of behavior problems in the classroom by the teacher and sex of the children. This study surveyed fifteen teachers and twenty-eight students (6-9 years), who were grouped in regular teaching (n = 18, kindergarten, elementary) and especial teaching (n = 10). The assessment with teachers was proceeded by using a questionnaire (Q-RSH-Pr) and a semi-structured interview (RE-HSE-Pr). We observed that there is a significant difference: boys as well as children with behavior problems presented more difficulties than others. Their teachers revealed that they use more negative
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
2014-10-01T13:08:56Z
2014-10-01T13:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 17, n. 2, p. 259-269, 2013.
1413-8557
http://hdl.handle.net/11449/110239
10.1590/S1413-85572013000200008
S1413-85572013000200008
S1413-85572013000200008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008
http://hdl.handle.net/11449/110239
identifier_str_mv Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 17, n. 2, p. 259-269, 2013.
1413-8557
10.1590/S1413-85572013000200008
S1413-85572013000200008
S1413-85572013000200008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional
0,225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 259-269
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303563975884800