A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320 |
Resumo: | A memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar. Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética. |
id |
USP-22_f2c958db75f1ebfbe43a895c14004b8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198320 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileirosLa memoria de trabajo como predictor de rendimiento en aritmética de escolares brasileñosThe working memory as predictor of performance in arithmetic of Brazilian studentsMemória operacionalMatemáticaCriançasRendimento escolarMemoria operacionalMatemáticaNiñosRendimiento escolarWorking memoryMathematicsChildrenAcademic achievementA memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar. Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética.La memoria de trabajo (MT) es un predictor del aprendizaje escolar. Este estudio tuvo como objetivo investigar el potencial predictivo de la MT verbal y no verbal en el rendimiento aritmético. Participaron 126 niños de entre 6 y 11 años. Los instrumentos fueron: Prueba de Rendimiento Escolar, Matrices Progresivas de Raven, Cubes de Corsi y Subprueba Dígitos. Los resultados mostraron correlaciones fuertes y positivas en el rendimiento escolar con inteligencia fluida r = 0,64 con MT verbal y MT no verbal, ambas con r = 0,51 (p < 0,001). Después de la regresión lineal, se observó que el rendimiento en la MT visuoespacial era fuerte predictor aritmético, efecto no encontrado en lectura. La regresión demostró que MT explica el 38% de la varianza en la aritmética. Se concluye que la MT tiene una contribución expresiva al rendimiento escolar, siendo las contribuciones visuoespaciales a la aritmética más específicas.Working memory (WM) is a predictor of school learning. This study aimed to investigate the predictive power of verbal and non-verbal working memory (WM) on students’ performance in arithmetic. 126 children between 6 and 11 years old participated in the research. The instruments were: School Performance Test, Raven’s Colored Progressive Matrices, Corsi Block-tapping Test, and Digits Subtest. The results showed strong and positive correlations of school performance with fluid intelligence r = 0.64, with verbal WM and non-verbal WM, both with r = 0.51 (p < 0.001). After multiple linear regression, it was found that the performance in visuospatial WM was a strong predictor for arithmetic, an effect not found for reading. The regression showed that WM explains 38% of the variance for arithmetic. It is concluded that WM has an expressive contribution to school performance, being more specific the contributions of visuospatial WM for arithmetic.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19832010.1590/1982-4327e3119Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3119Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31191982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182473https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182472http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Fernanda DavidRibeiro, Denise OliveiraFarias, Heitor BlesaFreitas, Patricia Martins2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198320Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros La memoria de trabajo como predictor de rendimiento en aritmética de escolares brasileños The working memory as predictor of performance in arithmetic of Brazilian students |
title |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
spellingShingle |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros Vieira, Fernanda David Memória operacional Matemática Crianças Rendimento escolar Memoria operacional Matemática Niños Rendimiento escolar Working memory Mathematics Children Academic achievement |
title_short |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
title_full |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
title_fullStr |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
title_full_unstemmed |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
title_sort |
A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros |
author |
Vieira, Fernanda David |
author_facet |
Vieira, Fernanda David Ribeiro, Denise Oliveira Farias, Heitor Blesa Freitas, Patricia Martins |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Denise Oliveira Farias, Heitor Blesa Freitas, Patricia Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Fernanda David Ribeiro, Denise Oliveira Farias, Heitor Blesa Freitas, Patricia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória operacional Matemática Crianças Rendimento escolar Memoria operacional Matemática Niños Rendimiento escolar Working memory Mathematics Children Academic achievement |
topic |
Memória operacional Matemática Crianças Rendimento escolar Memoria operacional Matemática Niños Rendimiento escolar Working memory Mathematics Children Academic achievement |
description |
A memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar. Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320 10.1590/1982-4327e3119 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182473 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3119 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221836202475520 |