A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fernanda David
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Denise Oliveira, Farias, Heitor Blesa, Freitas, Patricia Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320
Resumo: A memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar.  Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética.
id USP-22_f2c958db75f1ebfbe43a895c14004b8c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198320
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileirosLa memoria de trabajo como predictor de rendimiento en aritmética de escolares brasileñosThe working memory as predictor of performance in arithmetic of Brazilian studentsMemória operacionalMatemáticaCriançasRendimento escolarMemoria operacionalMatemáticaNiñosRendimiento escolarWorking memoryMathematicsChildrenAcademic achievementA memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar.  Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética.La memoria de trabajo (MT) es un predictor del aprendizaje escolar. Este estudio tuvo como objetivo investigar el potencial predictivo de la MT verbal y no verbal en el rendimiento aritmético. Participaron 126 niños de entre 6 y 11 años. Los instrumentos fueron: Prueba de Rendimiento Escolar, Matrices Progresivas de Raven, Cubes de Corsi y Subprueba Dígitos. Los resultados mostraron correlaciones fuertes y positivas en el rendimiento escolar con inteligencia fluida r = 0,64 con MT verbal y MT no verbal, ambas con r = 0,51 (p < 0,001). Después de la regresión lineal, se observó que el rendimiento en la MT visuoespacial era fuerte predictor aritmético, efecto no encontrado en lectura. La regresión demostró que MT explica el 38% de la varianza en la aritmética. Se concluye que la MT tiene una contribución expresiva al rendimiento escolar, siendo las contribuciones visuoespaciales a la aritmética más específicas.Working memory (WM) is a predictor of school learning. This study aimed to investigate the predictive power of verbal and non-verbal working memory (WM) on students’ performance in arithmetic. 126 children between 6 and 11 years old participated in the research. The instruments were: School Performance Test, Raven’s Colored Progressive Matrices, Corsi Block-tapping Test, and Digits Subtest. The results showed strong and positive correlations of school performance with fluid intelligence r = 0.64, with verbal WM and non-verbal WM, both with r = 0.51 (p < 0.001). After multiple linear regression, it was found that the performance in visuospatial WM was a strong predictor for arithmetic, an effect not found for reading. The regression showed that WM explains 38% of the variance for arithmetic. It is concluded that WM has an expressive contribution to school performance, being more specific the contributions of visuospatial WM for arithmetic.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19832010.1590/1982-4327e3119Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3119Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31191982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182473https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182472http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Fernanda DavidRibeiro, Denise OliveiraFarias, Heitor BlesaFreitas, Patricia Martins2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198320Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
La memoria de trabajo como predictor de rendimiento en aritmética de escolares brasileños
The working memory as predictor of performance in arithmetic of Brazilian students
title A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
spellingShingle A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
Vieira, Fernanda David
Memória operacional
Matemática
Crianças
Rendimento escolar
Memoria operacional
Matemática
Niños
Rendimiento escolar
Working memory
Mathematics
Children
Academic achievement
title_short A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
title_full A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
title_fullStr A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
title_full_unstemmed A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
title_sort A memória de trabalho como preditora do desempenho em aritmética de escolares brasileiros
author Vieira, Fernanda David
author_facet Vieira, Fernanda David
Ribeiro, Denise Oliveira
Farias, Heitor Blesa
Freitas, Patricia Martins
author_role author
author2 Ribeiro, Denise Oliveira
Farias, Heitor Blesa
Freitas, Patricia Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fernanda David
Ribeiro, Denise Oliveira
Farias, Heitor Blesa
Freitas, Patricia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Memória operacional
Matemática
Crianças
Rendimento escolar
Memoria operacional
Matemática
Niños
Rendimiento escolar
Working memory
Mathematics
Children
Academic achievement
topic Memória operacional
Matemática
Crianças
Rendimento escolar
Memoria operacional
Matemática
Niños
Rendimiento escolar
Working memory
Mathematics
Children
Academic achievement
description A memória de trabalho (MT) é um preditor da aprendizagem escolar.  Este estudo teve por objetivo investigar o poder preditivo da memória de trabalho (MT) verbal e não verbal sobre o desempenho da aritmética. Participaram 126 crianças entre 6 e 11 anos. Os instrumentos foram: Teste de Desempenho Escolar, Matrizes Progressivas Colorida de Raven, Cubos de Corsi e Subteste Dígitos. Os resultados demonstraram correlações fortes e positivas do desempenho escolar com inteligência fluida r = 0,64 com MT verbal e com a MT não verbal, ambas com r = 0,51 (p < 0,001). Após regressão linear múltipla, verificou-se que o desempenho na MT visuoespacial foi um forte preditor para a aritmética, efeito não encontrado para a leitura. A regressão demonstrou que a MT explica 38% da variância para a aritmética. Conclui-se que a MT tem uma contribuição expressiva para o desempenho escolar, sendo mais específicas as contribuições do esboço visuoespacial para a aritmética.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320
10.1590/1982-4327e3119
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3119
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182473
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198320/182472
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3119
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3119
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221836202475520