Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Maria Conceicao
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, Salvador Massano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676
Resumo: OBJETIVO : Analisar a qualidade do ar em escolas de educação básica e suas condições estruturais e funcionais. MÉTODOS : Foi avaliada a qualidade do ar de 51 escolas (81 salas de aula) de educação básica da cidade de Coimbra, Portugal, tanto na parte interior das salas como na exterior, durante as quatro estações do ano, de 2010 a 2011. Foram avaliadas a temperatura (Tº), umidade relativa (Hr), concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO 2 ), ozona (O 3 ), dióxido de nitrogênio (NO 2 ), dióxido de enxofre (SO 2 ), compostos orgânicos voláteis (COV), formaldeído e material particulado (PM 10 ), de novembro de 2010 a fevereiro de 2011 (outono/inverno) e de março de 2011 a junho de 2011 (primavera/verão). Procedeu-se ao preenchimento de uma grelha de caracterização das condições estruturais e funcionais das escolas. Aplicaram-se os testes estatísticos t- Student para amostras emparelhadas e o teste t de Wilcoxon. RESULTADOS : Em 47 escolas, as concentrações médias de CO 2 encontravam-se acima da concentração máxima de referência (984 ppm) mencionada na legislação portuguesa. Os valores máximos de concentração encontrados no interior das salas foram críticos, principalmente no outono/inverno (5.320 ppm). As concentrações médias de COV e de PM 10 no interior ultrapassaram a concentração máxima de referência legislada em algumas escolas. Não foram detetados valores relevantes (risco) de CO, formaldeído, NO 2 , SO 2 e O 3 . CONCLUSÕES : Houve maior concentração de poluentes no interior das salas, comparativamente com o exterior. A inadequada ventilação está associada à elevada concentração de CO 2 nas salas de aula.
id USP-23_5b1b47e6ee8686302a22b86d377438f8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/76676
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, PortugalEstudio exploratorio de la calidad del aire en escuelas de educacion basica, Coimbra, PortugalExploratory study of air quality in elementary schools, Coimbra, PortugalOBJETIVO : Analisar a qualidade do ar em escolas de educação básica e suas condições estruturais e funcionais. MÉTODOS : Foi avaliada a qualidade do ar de 51 escolas (81 salas de aula) de educação básica da cidade de Coimbra, Portugal, tanto na parte interior das salas como na exterior, durante as quatro estações do ano, de 2010 a 2011. Foram avaliadas a temperatura (Tº), umidade relativa (Hr), concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO 2 ), ozona (O 3 ), dióxido de nitrogênio (NO 2 ), dióxido de enxofre (SO 2 ), compostos orgânicos voláteis (COV), formaldeído e material particulado (PM 10 ), de novembro de 2010 a fevereiro de 2011 (outono/inverno) e de março de 2011 a junho de 2011 (primavera/verão). Procedeu-se ao preenchimento de uma grelha de caracterização das condições estruturais e funcionais das escolas. Aplicaram-se os testes estatísticos t- Student para amostras emparelhadas e o teste t de Wilcoxon. RESULTADOS : Em 47 escolas, as concentrações médias de CO 2 encontravam-se acima da concentração máxima de referência (984 ppm) mencionada na legislação portuguesa. Os valores máximos de concentração encontrados no interior das salas foram críticos, principalmente no outono/inverno (5.320 ppm). As concentrações médias de COV e de PM 10 no interior ultrapassaram a concentração máxima de referência legislada em algumas escolas. Não foram detetados valores relevantes (risco) de CO, formaldeído, NO 2 , SO 2 e O 3 . CONCLUSÕES : Houve maior concentração de poluentes no interior das salas, comparativamente com o exterior. A inadequada ventilação está associada à elevada concentração de CO 2 nas salas de aula.OBJETIVO : Analizar la calidad del aire en escuelas de educación básica y sus condiciones estructurales y funcionales. MÉTODOS : Se evaluó la calidad del aire de 51 escuelas (81 salas de aula) de educación básica de la ciudad de Coimbra, Portugal, tanto en el interior de las salas como en el exterior, durante las cuatro estaciones del año, de 2010 a 2011. Se evaluaron la temperatura (T°), humedad relativa (Hr), concentraciones de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), ozono (O3), dióxido de nitrógeno (NO2), dióxido de azufre (SO2), compuestos orgánicos volátiles (COV), formaldehido (HCHO) y material particulado (PM10), de noviembre de 2010 a febrero de 2011 (otoño/invierno) y de marzo de 2011 a junio de 2011 (primavera/verano). Se procedió a llenar una tabla de caracterización de las condiciones estructurales y funcionales de las escuelas. Se aplicaron las pruebas estadísticas t-Student para muestras pareadas y la prueba t de Wilcoxon. RESULTADOS : En 47 escuelas, las concentraciones promedio de CO2 estaban por encima de la concentración máxima de referencia (984 ppm) mencionada en la legislación portuguesa. Los valores máximos de concentración encontrados en el interior de las salas fueron críticos, principalmente en el otoño/invierno (5.320 ppm). Las concentraciones promedio de COV y de PM10 en el interior sobrepasaron la concentración máxima de referencia legislada en algunas escuelas. No fueron detectados valores relevantes (riesgo) de CO, HCHO, NO2, SO2 y O3. CONCLUSIONES : Hubo mayor concentración de contaminantes en el interior de las salas, en comparación con el exterior. La inadecuada ventilación está asociada con la elevada concentración de CO2 en las salas de aula.OBJECTIVE : To analyze the air quality in elementary schools and their structural and functional conditions. METHODS : Air quality in 51 elementary schools (81 classrooms) in the city of Coimbra, Portugal, both inside and outside of the rooms was evaluated during the four seasons, from 2010 to 2011. Temperature (T°), relative humidity (Hr), concentrations of carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2), ozone (O3), nitrogen dioxide (NO2), sulfur dioxide (SO2), compounds were evaluated, as were volatile organics (VOC), formaldehyde and particulate matter (PM10), from November 2010 to February 2011 (autumn/winter) and March 2011 to June 2011 (spring/summer). A grid characterizing the structural and functional conditions of the schools was created. The statistical Student t test for paired samples and the Wilcoxon t test were applied. RESULTS : In 47 schools, the average CO2concentrations were above the maximum reference concentration (984 ppm) mentioned in Portuguese legislation. The maximum concentration values found inside the rooms were critical, especially in the fall/winter (5,320 ppm). In some schools the average concentrations of VOC and PM10within the maximum concentration exceeded the reference legislated. The values (risk) of CO, formaldehyde, NO2, SO2and O3detected were not relevant. CONCLUSIONS : There was a higher concentration of pollutants inside the rooms compared with outside. Inadequate ventilation is associated with high CO2concentration in the classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/7667610.1590/rsp.v47i6.76676Revista de Saúde Pública; Vol. 47 No. 6 (2013); 1059-1068Revista de Saúde Pública; Vol. 47 Núm. 6 (2013); 1059-1068Revista de Saúde Pública; v. 47 n. 6 (2013); 1059-10681518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676/80468https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676/80469Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Maria ConceicaoCardoso, Salvador Massano2014-03-21T12:09:33Zoai:revistas.usp.br:article/76676Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2014-03-21T12:09:33Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
Estudio exploratorio de la calidad del aire en escuelas de educacion basica, Coimbra, Portugal
Exploratory study of air quality in elementary schools, Coimbra, Portugal
title Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
spellingShingle Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
Ferreira, Ana Maria Conceicao
title_short Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
title_full Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
title_fullStr Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
title_full_unstemmed Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
title_sort Estudo exploratorio da qualidade do ar em escolas de educacao basica, Coimbra, Portugal
author Ferreira, Ana Maria Conceicao
author_facet Ferreira, Ana Maria Conceicao
Cardoso, Salvador Massano
author_role author
author2 Cardoso, Salvador Massano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Maria Conceicao
Cardoso, Salvador Massano
description OBJETIVO : Analisar a qualidade do ar em escolas de educação básica e suas condições estruturais e funcionais. MÉTODOS : Foi avaliada a qualidade do ar de 51 escolas (81 salas de aula) de educação básica da cidade de Coimbra, Portugal, tanto na parte interior das salas como na exterior, durante as quatro estações do ano, de 2010 a 2011. Foram avaliadas a temperatura (Tº), umidade relativa (Hr), concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO 2 ), ozona (O 3 ), dióxido de nitrogênio (NO 2 ), dióxido de enxofre (SO 2 ), compostos orgânicos voláteis (COV), formaldeído e material particulado (PM 10 ), de novembro de 2010 a fevereiro de 2011 (outono/inverno) e de março de 2011 a junho de 2011 (primavera/verão). Procedeu-se ao preenchimento de uma grelha de caracterização das condições estruturais e funcionais das escolas. Aplicaram-se os testes estatísticos t- Student para amostras emparelhadas e o teste t de Wilcoxon. RESULTADOS : Em 47 escolas, as concentrações médias de CO 2 encontravam-se acima da concentração máxima de referência (984 ppm) mencionada na legislação portuguesa. Os valores máximos de concentração encontrados no interior das salas foram críticos, principalmente no outono/inverno (5.320 ppm). As concentrações médias de COV e de PM 10 no interior ultrapassaram a concentração máxima de referência legislada em algumas escolas. Não foram detetados valores relevantes (risco) de CO, formaldeído, NO 2 , SO 2 e O 3 . CONCLUSÕES : Houve maior concentração de poluentes no interior das salas, comparativamente com o exterior. A inadequada ventilação está associada à elevada concentração de CO 2 nas salas de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676
10.1590/rsp.v47i6.76676
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676
identifier_str_mv 10.1590/rsp.v47i6.76676
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676/80468
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/76676/80469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 47 No. 6 (2013); 1059-1068
Revista de Saúde Pública; Vol. 47 Núm. 6 (2013); 1059-1068
Revista de Saúde Pública; v. 47 n. 6 (2013); 1059-1068
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221794536259584