Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Everardo Duarte
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/22927
Resumo: Four paradigms that are used in teaching the social sciences in medical schools are reviewed: natural history of disease, comprehensive care, the patient's career, and the structural paradigs are analyzed. Criticism of the four paradigms is made and the theoretical framework of each is stressed.
id USP-23_5bc3a302f09e829b940bbbd47a31ad1e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/22927
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas Analyzis of some paradigms used in the teaching of the social sciences in medical schools theoretical frameworks Medicina SocialEducação médicaCiências sociaisSocial medicineEducationmedicalSocial sciences Four paradigms that are used in teaching the social sciences in medical schools are reviewed: natural history of disease, comprehensive care, the patient's career, and the structural paradigs are analyzed. Criticism of the four paradigms is made and the theoretical framework of each is stressed. São analisados quatro modelos como estratégias no ensino das ciências sociais e em especial da sociologia: a "história natural da doença", o "cuidado integral" a "carreira do paciente" e o "estrutural". São estabelecidas criticas sobre os quatro modelos ressaltando o embasamento teórico que os fundamentam. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública1978-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/2292710.1590/S0034-89101978000400010Revista de Saúde Pública; Vol. 12 No. 4 (1978); 506-515 Revista de Saúde Pública; Vol. 12 Núm. 4 (1978); 506-515 Revista de Saúde Pública; v. 12 n. 4 (1978); 506-515 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/22927/24952Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Everardo Duarte2012-05-28T14:16:34Zoai:revistas.usp.br:article/22927Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-05-28T14:16:34Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
Analyzis of some paradigms used in the teaching of the social sciences in medical schools theoretical frameworks
title Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
spellingShingle Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
Nunes, Everardo Duarte
Medicina Social
Educação médica
Ciências sociais
Social medicine
Education
medical
Social sciences
title_short Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
title_full Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
title_fullStr Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
title_full_unstemmed Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
title_sort Análise de alguns modelos utilizados no ensino das ciências sociais nas escolas médicas: bases teóricas
author Nunes, Everardo Duarte
author_facet Nunes, Everardo Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Everardo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina Social
Educação médica
Ciências sociais
Social medicine
Education
medical
Social sciences
topic Medicina Social
Educação médica
Ciências sociais
Social medicine
Education
medical
Social sciences
description Four paradigms that are used in teaching the social sciences in medical schools are reviewed: natural history of disease, comprehensive care, the patient's career, and the structural paradigs are analyzed. Criticism of the four paradigms is made and the theoretical framework of each is stressed.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/22927
10.1590/S0034-89101978000400010
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/22927
identifier_str_mv 10.1590/S0034-89101978000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/22927/24952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 12 No. 4 (1978); 506-515
Revista de Saúde Pública; Vol. 12 Núm. 4 (1978); 506-515
Revista de Saúde Pública; v. 12 n. 4 (1978); 506-515
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221769896820736