Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna,Flávia Lopes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Andrade,Selma Maffei de, Sant'Anna,Flávio Henrique Muzzi, Liberatti,Christiane Lopes Barrancos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000300607
Resumo: OBJETIVO: Comparar características de acidentes de motocicleta e de vítimas atendidas por serviços de atenção pré-hospitalar.MÉTODOS: Pesquisa transversal com dados de registros de atendimentos pré-hospitalares de motociclistas, vítimas de acidente de trânsito em Londrina, PR, em 2010, e dos resultados comparados com estudo similar de 1998. A fonte de dados foi o Registro de Atendimento do Socorrista (RAS). As frotas de motocicletas e as populações dos respectivos anos foram usadas para estimativas do risco de ocorrência de vítimas. O teste do Qui-quadrado foi usado para comparação dos perfis de acidentes e vítimas.RESULTADOS: Foram atendidos 1.576 e 3.968 motociclistas em 1998 e 2010, respectivamente (aumento de 151,8%). A taxa de motociclistas acidentados por mil habitantes passou de 396,4 para 783,1, e a de vítimas para cada mil motos de 53,1 para 61,1. Observaram-se mudanças (p < 0,05) nos perfis dos acidentes, com maiores proporções de quedas isoladas de moto, de acidentes entre motociclistas, no período da manhã, com diminuição dos ocorridos em final de semana. Em relação às vítimas, observaram-se maiores proporções de mulheres, condutores, com 35 anos ou mais. Foi menor a frequência relativa de percepção de hálito etílico e maior a prevalência do uso do capacete. Houve menor proporção de vítimas classificadas com escalas de coma e trauma moderado/grave e de encaminhamentos hospitalares. O coeficiente de letalidade imediato reduziu-se de 1,2% para 0,6%.CONCLUSÕES: Foram observadas mudanças nos perfis de acidentes e de vítimas no período. Apesar do aumento absoluto e relativo de vítimas de acidentes de motocicleta, observou-se menor gravidade proporcional desses acidentes.
id USP-23_ce3a4eef3cf72a4b72d7629486bdf54f
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-89102013000300607
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, BrasilAcidentes de Trânsito, tendênciasMotocicletasServiço Hospitalar de EmergênciaMortalidadeLetalidadeOBJETIVO: Comparar características de acidentes de motocicleta e de vítimas atendidas por serviços de atenção pré-hospitalar.MÉTODOS: Pesquisa transversal com dados de registros de atendimentos pré-hospitalares de motociclistas, vítimas de acidente de trânsito em Londrina, PR, em 2010, e dos resultados comparados com estudo similar de 1998. A fonte de dados foi o Registro de Atendimento do Socorrista (RAS). As frotas de motocicletas e as populações dos respectivos anos foram usadas para estimativas do risco de ocorrência de vítimas. O teste do Qui-quadrado foi usado para comparação dos perfis de acidentes e vítimas.RESULTADOS: Foram atendidos 1.576 e 3.968 motociclistas em 1998 e 2010, respectivamente (aumento de 151,8%). A taxa de motociclistas acidentados por mil habitantes passou de 396,4 para 783,1, e a de vítimas para cada mil motos de 53,1 para 61,1. Observaram-se mudanças (p < 0,05) nos perfis dos acidentes, com maiores proporções de quedas isoladas de moto, de acidentes entre motociclistas, no período da manhã, com diminuição dos ocorridos em final de semana. Em relação às vítimas, observaram-se maiores proporções de mulheres, condutores, com 35 anos ou mais. Foi menor a frequência relativa de percepção de hálito etílico e maior a prevalência do uso do capacete. Houve menor proporção de vítimas classificadas com escalas de coma e trauma moderado/grave e de encaminhamentos hospitalares. O coeficiente de letalidade imediato reduziu-se de 1,2% para 0,6%.CONCLUSÕES: Foram observadas mudanças nos perfis de acidentes e de vítimas no período. Apesar do aumento absoluto e relativo de vítimas de acidentes de motocicleta, observou-se menor gravidade proporcional desses acidentes.Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000300607Revista de Saúde Pública v.47 n.3 2013reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0034-8910.2013047004375info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Anna,Flávia LopesAndrade,Selma Maffei deSant'Anna,Flávio Henrique MuzziLiberatti,Christiane Lopes Barrancospor2015-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-89102013000300607Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2015-10-26T00:00Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
title Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
spellingShingle Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
Sant'Anna,Flávia Lopes
Acidentes de Trânsito, tendências
Motocicletas
Serviço Hospitalar de Emergência
Mortalidade
Letalidade
title_short Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
title_full Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
title_fullStr Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
title_full_unstemmed Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
title_sort Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina, PR, Brasil
author Sant'Anna,Flávia Lopes
author_facet Sant'Anna,Flávia Lopes
Andrade,Selma Maffei de
Sant'Anna,Flávio Henrique Muzzi
Liberatti,Christiane Lopes Barrancos
author_role author
author2 Andrade,Selma Maffei de
Sant'Anna,Flávio Henrique Muzzi
Liberatti,Christiane Lopes Barrancos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna,Flávia Lopes
Andrade,Selma Maffei de
Sant'Anna,Flávio Henrique Muzzi
Liberatti,Christiane Lopes Barrancos
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de Trânsito, tendências
Motocicletas
Serviço Hospitalar de Emergência
Mortalidade
Letalidade
topic Acidentes de Trânsito, tendências
Motocicletas
Serviço Hospitalar de Emergência
Mortalidade
Letalidade
description OBJETIVO: Comparar características de acidentes de motocicleta e de vítimas atendidas por serviços de atenção pré-hospitalar.MÉTODOS: Pesquisa transversal com dados de registros de atendimentos pré-hospitalares de motociclistas, vítimas de acidente de trânsito em Londrina, PR, em 2010, e dos resultados comparados com estudo similar de 1998. A fonte de dados foi o Registro de Atendimento do Socorrista (RAS). As frotas de motocicletas e as populações dos respectivos anos foram usadas para estimativas do risco de ocorrência de vítimas. O teste do Qui-quadrado foi usado para comparação dos perfis de acidentes e vítimas.RESULTADOS: Foram atendidos 1.576 e 3.968 motociclistas em 1998 e 2010, respectivamente (aumento de 151,8%). A taxa de motociclistas acidentados por mil habitantes passou de 396,4 para 783,1, e a de vítimas para cada mil motos de 53,1 para 61,1. Observaram-se mudanças (p < 0,05) nos perfis dos acidentes, com maiores proporções de quedas isoladas de moto, de acidentes entre motociclistas, no período da manhã, com diminuição dos ocorridos em final de semana. Em relação às vítimas, observaram-se maiores proporções de mulheres, condutores, com 35 anos ou mais. Foi menor a frequência relativa de percepção de hálito etílico e maior a prevalência do uso do capacete. Houve menor proporção de vítimas classificadas com escalas de coma e trauma moderado/grave e de encaminhamentos hospitalares. O coeficiente de letalidade imediato reduziu-se de 1,2% para 0,6%.CONCLUSÕES: Foram observadas mudanças nos perfis de acidentes e de vítimas no período. Apesar do aumento absoluto e relativo de vítimas de acidentes de motocicleta, observou-se menor gravidade proporcional desses acidentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000300607
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102013000300607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-8910.2013047004375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública v.47 n.3 2013
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1748936501919481856