Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871
Resumo: Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida.
id USP-24_03280c138d7cb6fc1d1c77e99e02cf9c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52871
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Evaluación de tecnología educativa en la modalidad literatura de cordel sobre amamantamiento Assessment of an educational technology in the string literature about breastfeeding LiteratureBreastfeedingEvaluationTechnologyNursing careLiteraturaLactancia maternaEvaluaciónTecnologíaAtención de enfermeríaLiteraturaAleitamento maternoAvaliaçãoTecnologiaCuidados de enfermagem Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida. Se objetivó describir el proceso de evaluación de recursos educativos, en los aspectos referidos a contenido y literatura de cordel, acerca de amamantamiento. Estudio realizado de marzo a setiembre de 2009, con evaluadores especialistas en contenido y literatura de cordel. Se adoptó como referencial teóricometodológico el Modelo de la Psicometría, concretizando el polo teórico. Para la recolección de datos, se utilizó un instrumento para evaluar el contenido y reglas de la literatura de cordel. Análisis efectuado mediante comparaciones de las notas de los evaluadores y reflexión crítica. Se respetaron los aspectos éticos. La tecnología educativa recibió ajustes luego de su evaluación y hasta la evaluación de los expertos; las contribuciones fueron válidas por considerarse que colaboran con el proceso de evaluación de la tecnología. Evaluar recursos educativos para su disponibilización es un modo de facilitar la reducción de posibles factores considerados obstáculo, y así mejorar la calidad de vida. The goal of this study was to assess educational technology in the string literature about breastfeeding. The study was conducted between March and September 2009 by breastfeeding experts and experts on string literature. A psychometric model was adopted as the theoretical-methodological framework. For data collection, an instrument was used to assess the content about breastfeeding and the string literature rules. The analysis was based on comparisons of the notes and critical reflections of experts. Ethical guidelines were followed during the study. After the assessments, the educational technology was adjusted until all of the experts agreed. The assessment of educational technology can reduce obstacles to information dissemination and can lead to improvements in quality of life. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5287110.1590/S0080-62342013000100026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 205-212 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56793https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56794http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paula Marciana Pinheiro dePagliuca, Lorita Marlena Freitag2013-04-05T13:39:20Zoai:revistas.usp.br:article/52871Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:39:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
Evaluación de tecnología educativa en la modalidad literatura de cordel sobre amamantamiento
Assessment of an educational technology in the string literature about breastfeeding
title Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
spellingShingle Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
Literature
Breastfeeding
Evaluation
Technology
Nursing care
Literatura
Lactancia materna
Evaluación
Tecnología
Atención de enfermería
Literatura
Aleitamento materno
Avaliação
Tecnologia
Cuidados de enfermagem
title_short Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
title_full Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
title_fullStr Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
title_full_unstemmed Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
title_sort Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
author Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
author_facet Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author_role author
author2 Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Literature
Breastfeeding
Evaluation
Technology
Nursing care
Literatura
Lactancia materna
Evaluación
Tecnología
Atención de enfermería
Literatura
Aleitamento materno
Avaliação
Tecnologia
Cuidados de enfermagem
topic Literature
Breastfeeding
Evaluation
Technology
Nursing care
Literatura
Lactancia materna
Evaluación
Tecnología
Atención de enfermería
Literatura
Aleitamento materno
Avaliação
Tecnologia
Cuidados de enfermagem
description Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871
10.1590/S0080-62342013000100026
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342013000100026
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56793
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56794
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 205-212
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 205-212
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 205-212
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713281949958144