Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342013000100026 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871 |
Resumo: | Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida. |
id |
USP-24_03280c138d7cb6fc1d1c77e99e02cf9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52871 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Evaluación de tecnología educativa en la modalidad literatura de cordel sobre amamantamiento Assessment of an educational technology in the string literature about breastfeeding LiteratureBreastfeedingEvaluationTechnologyNursing careLiteraturaLactancia maternaEvaluaciónTecnologíaAtención de enfermeríaLiteraturaAleitamento maternoAvaliaçãoTecnologiaCuidados de enfermagem Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida. Se objetivó describir el proceso de evaluación de recursos educativos, en los aspectos referidos a contenido y literatura de cordel, acerca de amamantamiento. Estudio realizado de marzo a setiembre de 2009, con evaluadores especialistas en contenido y literatura de cordel. Se adoptó como referencial teóricometodológico el Modelo de la Psicometría, concretizando el polo teórico. Para la recolección de datos, se utilizó un instrumento para evaluar el contenido y reglas de la literatura de cordel. Análisis efectuado mediante comparaciones de las notas de los evaluadores y reflexión crítica. Se respetaron los aspectos éticos. La tecnología educativa recibió ajustes luego de su evaluación y hasta la evaluación de los expertos; las contribuciones fueron válidas por considerarse que colaboran con el proceso de evaluación de la tecnología. Evaluar recursos educativos para su disponibilización es un modo de facilitar la reducción de posibles factores considerados obstáculo, y así mejorar la calidad de vida. The goal of this study was to assess educational technology in the string literature about breastfeeding. The study was conducted between March and September 2009 by breastfeeding experts and experts on string literature. A psychometric model was adopted as the theoretical-methodological framework. For data collection, an instrument was used to assess the content about breastfeeding and the string literature rules. The analysis was based on comparisons of the notes and critical reflections of experts. Ethical guidelines were followed during the study. After the assessments, the educational technology was adjusted until all of the experts agreed. The assessment of educational technology can reduce obstacles to information dissemination and can lead to improvements in quality of life. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5287110.1590/S0080-62342013000100026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 205-212 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56793https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56794http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paula Marciana Pinheiro dePagliuca, Lorita Marlena Freitag2013-04-05T13:39:20Zoai:revistas.usp.br:article/52871Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:39:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Evaluación de tecnología educativa en la modalidad literatura de cordel sobre amamantamiento Assessment of an educational technology in the string literature about breastfeeding |
title |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
spellingShingle |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Literature Breastfeeding Evaluation Technology Nursing care Literatura Lactancia materna Evaluación Tecnología Atención de enfermería Literatura Aleitamento materno Avaliação Tecnologia Cuidados de enfermagem Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Literature Breastfeeding Evaluation Technology Nursing care Literatura Lactancia materna Evaluación Tecnología Atención de enfermería Literatura Aleitamento materno Avaliação Tecnologia Cuidados de enfermagem |
title_short |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
title_full |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
title_fullStr |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
title_full_unstemmed |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
title_sort |
Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
author |
Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de |
author_facet |
Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
author_role |
author |
author2 |
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literature Breastfeeding Evaluation Technology Nursing care Literatura Lactancia materna Evaluación Tecnología Atención de enfermería Literatura Aleitamento materno Avaliação Tecnologia Cuidados de enfermagem |
topic |
Literature Breastfeeding Evaluation Technology Nursing care Literatura Lactancia materna Evaluación Tecnología Atención de enfermería Literatura Aleitamento materno Avaliação Tecnologia Cuidados de enfermagem |
description |
Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871 10.1590/S0080-62342013000100026 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342013000100026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56793 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52871/56794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 205-212 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 205-212 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822179143681310721 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342013000100026 |