Representações sobre uso racional de medicamentos em equipes da Estratégia Saúde da Família
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52833 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujo objetivo foi conhecer e compreender as representações sobre o uso racional de medicamentos em três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona urbana do município de Dourados-MS, tendo como aporte teórico o conceito de representações de Stuart Hall. Como técnica utilizaram-se os grupos focais, e a avaliação de dados deu-se a partir da análise temática, modalidade da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 26 componentes. Verificou-se que os profissionais destacaram papel curativo e aspectos negativos dos medicamentos. Também apresentaram representações acerca dos pacientes, relatando que não compreendem o uso correto dos medicamentos, não aderem ao tratamento e se automedicam. Nota-se a necessidade de implantação de práticas educativas em saúde para promoção do uso racional de medicamentos. |
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Representações sobre uso racional de medicamentos em equipes da Estratégia Saúde da Família Representaciones sobre el uso racional de medicamentos en equipos de estrategia salud de la familia Representations regarding the rational use of medications in family health strategy teams Drug utilizationCulturePrimary Health CareFamily healthHealth educationFamily nursingUtilización de medicamentosCulturaAtención Primaria de SaludSalud de la familiaEducación en saludEnfermería de la familiaUso de medicamentosCulturaAtenção Primária à SaúdeSaúde da famíliaEducação em saúdeEnfermagem familiar Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujo objetivo foi conhecer e compreender as representações sobre o uso racional de medicamentos em três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona urbana do município de Dourados-MS, tendo como aporte teórico o conceito de representações de Stuart Hall. Como técnica utilizaram-se os grupos focais, e a avaliação de dados deu-se a partir da análise temática, modalidade da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 26 componentes. Verificou-se que os profissionais destacaram papel curativo e aspectos negativos dos medicamentos. Também apresentaram representações acerca dos pacientes, relatando que não compreendem o uso correto dos medicamentos, não aderem ao tratamento e se automedicam. Nota-se a necessidade de implantação de práticas educativas em saúde para promoção do uso racional de medicamentos. Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, cuyo objeto fue conocer y comprender las representaciones sobre el uso racional de medicamentos en tres equipos de la Estrategia Salud de la Familia (ESF) da la zona urbana del municipio de Dourados-MS, teniendo como aporte teórico el concepto de representaciones de Stuart Hall. Como técnica, se utilizaron los grupos focales y la evaluación de datos se produjo mediante análisis temático, modalidad de análisis de contenido. Participaron de la investigación 26 individuos. Se verificó que los profesionales descararon el papel curativo y aspectos negativos de los medicamentos. También expresaron representaciones acerca de los pacientes, relatando que no comprenden el uso correcto de los medicamentos, no adhieren a los tratamientos y se automedican. Se demuestra la necesidad de implantación de prácticas educativas en salud, para la promoción del uso racional de medicamentos. This qualitative, descriptive and exploratory study was performed with the objective to identify and understand the representations regarding the rational use of medications in three Family Health Strategy (FHS) teams in the urban region of Dourados, MS, founded on the theoretical framework of Stuart Hall's concept of representations. The chosen methodology was the focal group technique and the data were evaluated using thematic content analysis. There were a total of 26 participants. The professionals highlighted the curative role and the negative aspects of medications. They also presented representations regarding their patients, reporting that they do not understand the correct use of the medications, do not comply with the recommended treatment and engage in self-medication. There is a need to implement educational health practices to promote the rational use of medications. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5283310.1590/S0080-62342012000600021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 6 (2012); 1431-1437 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 6 (2012); 1431-1437 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 6 (2012); 1431-1437 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52833/56718https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52833/56719http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Kamila Onose AraujoRenovato, Rogério DiasDescovi, Marina SampaioVesco, Jéssica Ribeiro DalSilva, Cássia Aparecida daMissio, LourdesAlvarenga, Márcia Regina Martins2013-04-05T13:33:21Zoai:revistas.usp.br:article/52833Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:33:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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