Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106 |
Resumo: | Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%). Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático. |
id |
USP-24_08fd85ca8e75262345cb2f3af8d51e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/84106 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório El juego terapéutico en la preparación para la cirugía: el comportamiento de los preescolares durante la cirugía Therapeutic play in preparing for surgery: behavior of preschool children during the perioperative period Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.
Objective:to describe the behavior of children during the instructional session of therapeutic play (ITP) in the preoperative period and to verify the behavior presented by them during the perioperative period. Methods: Exploratory descriptive study with a quantitative approach, developed in a large private hospital in Sao Paulo, in which the behaviors presented by 30 children between three and five years old, undergoing minor surgery were seen at the hospital during the session of TP and in the surgical center, from admission to awaken from anesthesia. Results: Most children participated in the ITP session (21; 70%), entered the surgical room spontaneously (22; 73.3%) without resisting mother separation (24; 80%), collaborating with the anesthetic procedure (16; 53.3%) and quietly awakening from anesthesia (26; 87%). Conclusion: The use of ITP led the child to understand the surgical procedure, making it less traumatic.
Objetivo:Describir el comportamiento de los niños durante una sesión de juego terapéutico instruccional en el periodo preoperatorio y verificar el comportamiento mostrado en el periodo intraoperatorio. Método: Estudio descriptivo, exploratorio, de abordaje cuantitativo, desarrollado en un hospital privado en la ciudad de São Paulo. Se observaron los comportamientos de 30 niños entre los 3 y los 5 años sometidos a cirugías menores durante la sesión de juego instruccional realizada en la unidad de internación y en el quirófano, desde su admisión en el hospital hasta el despertar de la anestesia. Resultados: La mayoría de los niños participaron efectivamente de la sesión de juego terapéutico instruccional (21; 70%), el 73% entró espontáneamente en el quirófano, el 80% no se resistió a la separación de la madre, el 53,3% colaboró con el procedimiento anestésico y el 87% despertó tranquilamente de la anestesia. Conclusión: El uso del juego terapéutico instruccional ayudó a los niños a entender el procedimiento quirúrgico, haciéndolo menos traumático. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8410610.1590/S0080-623420140000300006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 423-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 423-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 423-4291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86969https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86970http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaladino, Camila Moreira Carvalho, Rachel de Almeida, Fabiane de Amorim 2014-08-28T12:24:04Zoai:revistas.usp.br:article/84106Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-08-28T12:24:04Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório El juego terapéutico en la preparación para la cirugía: el comportamiento de los preescolares durante la cirugía Therapeutic play in preparing for surgery: behavior of preschool children during the perioperative period |
title |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
spellingShingle |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório Paladino, Camila Moreira |
title_short |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
title_full |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
title_fullStr |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
title_full_unstemmed |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
title_sort |
Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório |
author |
Paladino, Camila Moreira |
author_facet |
Paladino, Camila Moreira Carvalho, Rachel de Almeida, Fabiane de Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rachel de Almeida, Fabiane de Amorim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paladino, Camila Moreira Carvalho, Rachel de Almeida, Fabiane de Amorim |
description |
Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.
|
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106 10.1590/S0080-623420140000300006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420140000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86969 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 423-429 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 423-429 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 423-429 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221737296592896 |