Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paladino, Camila Moreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Rachel de, Almeida, Fabiane de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106
Resumo: Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.


id USP-24_08fd85ca8e75262345cb2f3af8d51e72
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84106
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório El juego terapéutico en la preparación para la cirugía: el comportamiento de los preescolares durante la cirugía Therapeutic play in preparing for surgery: behavior of preschool children during the perioperative period Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.

 Objective:to describe the behavior of children during the instructional session of therapeutic play (ITP) in the preoperative period and to verify the behavior presented by them during the perioperative period. Methods: Exploratory descriptive study with a quantitative approach, developed in a large private hospital in Sao Paulo, in which the behaviors presented by 30 children between three and five years old, undergoing minor surgery were seen at the hospital during the session of TP and in the surgical center, from admission to awaken from anesthesia. Results: Most children participated in the ITP session (21; 70%), entered the surgical room spontaneously (22; 73.3%) without resisting mother separation (24; 80%), collaborating with the anesthetic procedure (16; 53.3%) and quietly awakening from anesthesia (26; 87%). Conclusion: The use of ITP led the child to understand the surgical procedure, making it less traumatic.
 Objetivo:Describir el comportamiento de los niños durante una sesión de juego terapéutico instruccional en el periodo preoperatorio y verificar el comportamiento mostrado en el periodo intraoperatorio. Método: Estudio descriptivo, exploratorio, de abordaje cuantitativo, desarrollado en un hospital privado en la ciudad de São Paulo. Se observaron los comportamientos de 30 niños entre los 3 y los 5 años sometidos a cirugías menores durante la sesión de juego instruccional realizada en la unidad de internación y en el quirófano, desde su admisión en el hospital hasta el despertar de la anestesia. Resultados: La mayoría de los niños participaron efectivamente de la sesión de juego terapéutico instruccional (21; 70%), el 73% entró espontáneamente en el quirófano, el 80% no se resistió a la separación de la madre, el 53,3% colaboró con el procedimiento anestésico y el 87% despertó tranquilamente de la anestesia. Conclusión: El uso del juego terapéutico instruccional ayudó a los niños a entender el procedimiento quirúrgico, haciéndolo menos traumático. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8410610.1590/S0080-623420140000300006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 423-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 423-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 423-4291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86969https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86970http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaladino, Camila Moreira Carvalho, Rachel de Almeida, Fabiane de Amorim 2014-08-28T12:24:04Zoai:revistas.usp.br:article/84106Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-08-28T12:24:04Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
El juego terapéutico en la preparación para la cirugía: el comportamiento de los preescolares durante la cirugía
Therapeutic play in preparing for surgery: behavior of preschool children during the perioperative period
title Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
spellingShingle Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
Paladino, Camila Moreira
title_short Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
title_full Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
title_fullStr Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
title_full_unstemmed Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
title_sort Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório
author Paladino, Camila Moreira
author_facet Paladino, Camila Moreira
Carvalho, Rachel de
Almeida, Fabiane de Amorim
author_role author
author2 Carvalho, Rachel de
Almeida, Fabiane de Amorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paladino, Camila Moreira
Carvalho, Rachel de
Almeida, Fabiane de Amorim
description Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.


publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106
10.1590/S0080-623420140000300006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000300006
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86969
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84106/86970
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 423-429
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 423-429
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 423-429
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737296592896