Assistência de enfermagem ao portador de alterações na integridade cutânea: um relato de experiência de ensino-aprendizagem
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41313 |
Resumo: | O Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, vem empenhando-se na construção do Currículo Integrado, utilizando-se da metodologia problematizadora. No presente estudo, os autores apresentam os desempenhos esperados dos estudantes e a seqüência de atividades construída para o ensino dos cuidados de enfermagem ao adulto e idoso portador de alteração da integridade cutânea, a qual permite ao aluno implementar este conhecimento em sua realidade prática. No decorrer das atividades constata-se que tal desafio tem representado um avanço no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, apontam-se algumas dificuldades a serem superadas. |
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Assistência de enfermagem ao portador de alterações na integridade cutânea: um relato de experiência de ensino-aprendizagemAsistencia de enfermería al portador de alteraciones en la integridad cutánea: un relato de experiencia de enseñanza-aprendizageNursing asistence to the bearer of alterations in the cutaneous integrity: a learning education experience accountCurriculumTeachingSkinWound healingNursing careCurriculumEnseñanzaPielCicatrizacion de heridasAtención de enfermeríaCurrículoEnsinoPeleCicatrização de feridasCuidados de enfermagemO Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, vem empenhando-se na construção do Currículo Integrado, utilizando-se da metodologia problematizadora. No presente estudo, os autores apresentam os desempenhos esperados dos estudantes e a seqüência de atividades construída para o ensino dos cuidados de enfermagem ao adulto e idoso portador de alteração da integridade cutânea, a qual permite ao aluno implementar este conhecimento em sua realidade prática. No decorrer das atividades constata-se que tal desafio tem representado um avanço no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, apontam-se algumas dificuldades a serem superadas.El Curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marilia se está empeñando en la construcción de un curriculun integrado, utilizándose de la metodologia problemática. En este estudio, los autores presentan el desarrollo esperado de los estudiantes y la secuencia de actividades construída para la enseñanza de los cuidados de enfermería al adulto y al mayor portador de alteración a la integridad cutánea, la cual permite que el alumno aplique este conocimiento a su realidad práctica. En el transcurso de las actividades se nota que dicho desafio representa un avance en el proceso de enseñanza y aprendizage, pero, algunas dificultades son apuntadas y deben ser superadas.The Nursing Course at the Medicine College in Marília, has been making every efforts to create the Integrate Curiculum, making use of the questionable methodology. In this study, the authors present the student' expected performances and the sequency of activities creat to teach the precautions of Nursing for the adult and elder people taking away some changes na the cutaneous integrity, that makes the student implement the konowlege. During the activities it was proved that this kind of challenge has showed a progress in the teachin and learning process, but there are some difficulties to be conquered.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4131310.1590/S0080-62342002000400007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 36 n. 4 (2002); 338-344Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 No. 4 (2002); 338-344Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 Núm. 4 (2002); 338-3441980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41313/44880http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarin, Maria José SanchesVilela, Elaine MorelatoTakeda, ElisabeteSantos, Ione Ferreira2012-08-31T19:01:10Zoai:revistas.usp.br:article/41313Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:01:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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