Representações sociais do HIV/AIDS entre adolescentes: implicações para os cuidados de enfermagem
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41437 |
Resumo: | Objetivando-se discutir as implicações das representações sociais do HIV/AIDS para as relações interpessoais e práticas de proteção entre adolescentes, foram realizadas 15 entrevistas semi-diretivas com adolescentes, portadares e não portadores do HIV, atendidos em um Hospital Escola do Rio de Janeiro. Para análise dos dados utilizou-se o software ALCESTE 4.5 que realiza uma análise hierárquica descendente de material textual. Observou-se que a representação social da aids estrutura-se em torno de cognições ligadas à prevenção, revelando uma contradição entre os conteúdos de conhecimento e as práticas relatadas pelo grupo. Sugere-se que as práticas de enfermagem devem ter como objetivo reduzir a distância entre práticas, representações e o conhecimento científico. |
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Representações sociais do HIV/AIDS entre adolescentes: implicações para os cuidados de enfermagemEl VIH/SIDA en las representaciones sociales de adolescentes: implicaciones para la asistencia de enfermeríaSocial representations on HIV/AIDS among adolescentes: implications for nursing careAcquired immunodeficiency syndrome^i2^sprevention and contAcquired immunodeficiency syndrome^i2^snursHealth promotionTeen healthSíndrome de inmunodeficiencia adquirida^i3^sprevención y contSíndrome de inmunodeficiencia adquirida^i3^senfermePromoción de la saludSalud de los adolescentesSíndrome de imunodeficiência adquirida^i1^sprevenção e contrSíndrome de imunodeficiência adquirida^i1^senfermaPromoção da saúdeSaúde do adolescenteObjetivando-se discutir as implicações das representações sociais do HIV/AIDS para as relações interpessoais e práticas de proteção entre adolescentes, foram realizadas 15 entrevistas semi-diretivas com adolescentes, portadares e não portadores do HIV, atendidos em um Hospital Escola do Rio de Janeiro. Para análise dos dados utilizou-se o software ALCESTE 4.5 que realiza uma análise hierárquica descendente de material textual. Observou-se que a representação social da aids estrutura-se em torno de cognições ligadas à prevenção, revelando uma contradição entre os conteúdos de conhecimento e as práticas relatadas pelo grupo. Sugere-se que as práticas de enfermagem devem ter como objetivo reduzir a distância entre práticas, representações e o conhecimento científico.Este trabajo tuvo como objetivo trazar el perfil de la representación social del VIH/SIDA e indicar sus implicaciones en las relaciones interpersonales y prácticas de protección de adolescentes. Se realizaron 15 entrevistas semidirectivas con adolescentes, portadores y no portadores del SIDA, atendidos en un Hospital Escuela de Rio de Janeiro. Para el análisis de datos se utilizó el software ALCESTE 4.5 que desarrolla un análisis jerárquico descendente de textos. Se observó que la representación social del sida se organiza alrededor de cogniciones vinculadas a la prevención, revelando una contradicción entre el contenido del conocimiento y las prácticas relatadas por el grupo. Se sugiere que las prácticas de enfermería tengan como objetivo reducir las distancias entre prácticas, representaciones y el conocimiento científico.With the objective of discussing the implications of the social representations of HIV/AIDS for the interpersonal relations and the practices for protection among adolescents, 15 semi-directive interviews were carried out with adolescents, both with and without HIV, assisted at a Hospital School in Rio de Janeiro. The software ALCESTE 4.5 was used for the data analysis. It was observed that the social representation of AIDS is structured around cognitions connected to prevention, revealing a contradiction between the knowledge and the practices reported by the group. It is suggested that the nursing practices should be directed towards the reduction of the distance between practices, representations and scientific knowledge.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4143710.1590/S0080-62342005000100009Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 1 (2005); 68-76Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 1 (2005); 68-76Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 1 (2005); 68-761980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41437/45022http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThiengo, Maria AparecidaOliveira, Denize Cristina deRodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará2012-08-31T20:18:11Zoai:revistas.usp.br:article/41437Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:18:11Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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