VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341994000200227 |
Resumo: | Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem. |
id |
USP-24_108757c1f7f23546d368f0ed64576305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62341994000200227 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEMEducação em enfermagemEnsinoRevendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341994000200227Revista da Escola de Enfermagem da USP v.28 n.2 1994reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-6234199402800200227info:eu-repo/semantics/openAccessFriedlander,Maria Romanapor2016-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341994000200227Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-11-11T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
title |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM Friedlander,Maria Romana Educação em enfermagem Ensino |
title_short |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
title_full |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
title_sort |
VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM |
author |
Friedlander,Maria Romana |
author_facet |
Friedlander,Maria Romana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Friedlander,Maria Romana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino |
topic |
Educação em enfermagem Ensino |
description |
Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341994000200227 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341994000200227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0080-6234199402800200227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.28 n.2 1994 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936529810554880 |