Representações e práticas de cuidado de profissionais de saúde às pessoas com HIV
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/s1980-220x2018017903478 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182748 |
Resumo: | Objetivo Analisar as representações sociais de profissionais de saúde acerca do cuidado de pessoas vivendo com HIV. Método Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, à luz da Teoria das Representações Sociais, realizado com profissionais de saúde. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical. Resultados Participaram 46 profissionais Os resultados analisados revelam que as representações e as práticas de cuidado referidas pelos profissionais de saúde são de ordem técnica, relacional e organizacional, assegurando o sigilo do diagnóstico e preocupando-se em desenvolver ações de acolhimento, fornecer orientações, esclarecimentos e apoio emocional e psicológico, além de se basear no sigilo, na prática assistencial de natureza multiprofissional e no enfrentamento das dificuldades estruturais. Conclusão É importante estimular o cuidado multiprofissional às pessoas que vivem com HIV, de forma que os profissionais se engajem, desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de atuar na melhoria dos serviços. Palavras-Chave: HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem em Saúde Pública; Prática Profissional; Assistência Integral à Saúde |
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Representações e práticas de cuidado de profissionais de saúde às pessoas com HIVRepresentations and care practices of health professionals for people with HIVRepresentaciones y prácticas de cuidado de profesionales sanitarios a las personas con VIHHIVAcquired Immunodeficiency SyndromePublic Health NursingProfessional PracticeComprehensive Health CareHIVSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaEnfermagem em Saúde PúblicaPrática ProfissionalAssistência Integral à SaúdeVIHSíndrome de Inmunodeficiencia AdquiridaEnfermería en Salud PúblicaPráctica ProfesionalAtención Integral de SaludObjetivo Analisar as representações sociais de profissionais de saúde acerca do cuidado de pessoas vivendo com HIV. Método Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, à luz da Teoria das Representações Sociais, realizado com profissionais de saúde. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical. Resultados Participaram 46 profissionais Os resultados analisados revelam que as representações e as práticas de cuidado referidas pelos profissionais de saúde são de ordem técnica, relacional e organizacional, assegurando o sigilo do diagnóstico e preocupando-se em desenvolver ações de acolhimento, fornecer orientações, esclarecimentos e apoio emocional e psicológico, além de se basear no sigilo, na prática assistencial de natureza multiprofissional e no enfrentamento das dificuldades estruturais. Conclusão É importante estimular o cuidado multiprofissional às pessoas que vivem com HIV, de forma que os profissionais se engajem, desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de atuar na melhoria dos serviços. Palavras-Chave: HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem em Saúde Pública; Prática Profissional; Assistência Integral à SaúdeObjective To analyze the social representations of health professionals regarding the care of people living with HIV. Method A descriptive and exploratory study with a qualitative approach in light of the Theory of Social Representations, carried out with health professionals. The semi-structured interview technique was used, which was analyzed using the lexical content analysis technique. Results Forty-six (46) professionals participated. The analyzed results reveal that the representations and care practices referred to by health professionals are technical, relational and organizational, ensuring the confidentiality of the diagnosis and taking care to develop embracement actions, provide guidance, clarification and emotional and psychological support, as well as being based on confidentiality, multi-professional care practice and addressing structural difficulties. Conclusion It is important to encourage multiprofessional care for people living with HIV, so that professionals engage, develop critical thinking and are able to act in improving healthcare services.Objetivo Analizar las representaciones sociales de profesionales sanitarios acerca del cuidado a las personas que viven con el VIH. Método Estudio descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo, a la luz de la Teoría de las Representaciones Sociales, llevado a cabo con profesionales sanitarios. Se recogieron los datos mediante entrevista con guión semiestructurado, los que se analizaron según la Técnica de Análisis de Contenido. Resultados Participaron 46 profesionales. Los resultados analizados desevelan que las representaciones y las prácticas de cuidado referidas por los profesionales sanitarios son de orden técnico, relacional y organizativo, asegurando el sigilo del diagnóstico y preocupándose por desarrollar acciones de acogida, proporcionar orientaciones, aclaraciones y apoyo emotivo y psicológico, además de basarse en el sigilo, la práctica asistencial de naturaleza multiprofesional y el enfrentamiento de las dificultades estructurales. Conclusión Es importante estimular el cuidado multiprofesional a las personas que viven con VIH, de modo a que los profesionales se involucren, desarrollen pensamiento crítico y sean capaces de actuar en la mejoría de los servicios.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18274810.1590/s1980-220x2018017903478 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03478Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03478Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e034781980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182748/169605https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182748/169604http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAngelim, Rebeca Coelho de Moura Brandão , Brígida Maria Gonçalves de Melo Marques, Sergio Corrêa Oliveira, Denize Cristina de Abrão, Fátima Maria da Silva 2021-03-03T10:33:34Zoai:revistas.usp.br:article/182748Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-03-03T10:33:34Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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