Formação do eu professor na abordagem Walloniana*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha,Ana Lúcia Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mrech,Leny Magalhaes, Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves, Figueredo,Luana Prado, Mendonça,Catarina Terumi Abe, Fernandes,Maria de Fátima Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075
Resumo: RESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.
id USP-24_17037cf12aa671137a2e913eb8a0fcb9
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342015000800075
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Formação do eu professor na abordagem Walloniana*DocentesEducaçãoEducação em EnfermagemRelações InterpessoaisCogniçãoRESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800011info:eu-repo/semantics/openAccessAranha,Ana Lúcia BatistaMrech,Leny MagalhaesZacharias,Adriana Pereira GonçalvesFigueredo,Luana PradoMendonça,Catarina Terumi AbeFernandes,Maria de Fátima Pradopor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800075Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
title Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
spellingShingle Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
Aranha,Ana Lúcia Batista
Docentes
Educação
Educação em Enfermagem
Relações Interpessoais
Cognição
title_short Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
title_full Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
title_fullStr Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
title_full_unstemmed Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
title_sort Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
author Aranha,Ana Lúcia Batista
author_facet Aranha,Ana Lúcia Batista
Mrech,Leny Magalhaes
Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves
Figueredo,Luana Prado
Mendonça,Catarina Terumi Abe
Fernandes,Maria de Fátima Prado
author_role author
author2 Mrech,Leny Magalhaes
Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves
Figueredo,Luana Prado
Mendonça,Catarina Terumi Abe
Fernandes,Maria de Fátima Prado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha,Ana Lúcia Batista
Mrech,Leny Magalhaes
Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves
Figueredo,Luana Prado
Mendonça,Catarina Terumi Abe
Fernandes,Maria de Fátima Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Educação
Educação em Enfermagem
Relações Interpessoais
Cognição
topic Docentes
Educação
Educação em Enfermagem
Relações Interpessoais
Cognição
description RESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936538138345472