Formação do eu professor na abordagem Walloniana*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075 |
Resumo: | RESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu. |
id |
USP-24_17037cf12aa671137a2e913eb8a0fcb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342015000800075 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana*DocentesEducaçãoEducação em EnfermagemRelações InterpessoaisCogniçãoRESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800011info:eu-repo/semantics/openAccessAranha,Ana Lúcia BatistaMrech,Leny MagalhaesZacharias,Adriana Pereira GonçalvesFigueredo,Luana PradoMendonça,Catarina Terumi AbeFernandes,Maria de Fátima Pradopor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800075Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
title |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
spellingShingle |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* Aranha,Ana Lúcia Batista Docentes Educação Educação em Enfermagem Relações Interpessoais Cognição |
title_short |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
title_full |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
title_fullStr |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
title_full_unstemmed |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
title_sort |
Formação do eu professor na abordagem Walloniana* |
author |
Aranha,Ana Lúcia Batista |
author_facet |
Aranha,Ana Lúcia Batista Mrech,Leny Magalhaes Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves Figueredo,Luana Prado Mendonça,Catarina Terumi Abe Fernandes,Maria de Fátima Prado |
author_role |
author |
author2 |
Mrech,Leny Magalhaes Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves Figueredo,Luana Prado Mendonça,Catarina Terumi Abe Fernandes,Maria de Fátima Prado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aranha,Ana Lúcia Batista Mrech,Leny Magalhaes Zacharias,Adriana Pereira Gonçalves Figueredo,Luana Prado Mendonça,Catarina Terumi Abe Fernandes,Maria de Fátima Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Educação Educação em Enfermagem Relações Interpessoais Cognição |
topic |
Docentes Educação Educação em Enfermagem Relações Interpessoais Cognição |
description |
RESUMO Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000800011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936538138345472 |