Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardo,Pedro Miguel Garcez
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dal Sasso,Grace Terezinha Marcon
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400023
Resumo: Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.
id USP-24_17af6b06d8d20eda77af826543aa022b
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342008000400023
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vidaAprendizagem baseada em problemasEducação em enfermagemRessuscitação cardiopulmonarEstudantes de enfermagemEste é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400023Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342008000400023info:eu-repo/semantics/openAccessSardo,Pedro Miguel GarcezDal Sasso,Grace Terezinha Marconpor2008-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342008000400023Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-12-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
Sardo,Pedro Miguel Garcez
Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
title_short Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_full Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_sort Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
author Sardo,Pedro Miguel Garcez
author_facet Sardo,Pedro Miguel Garcez
Dal Sasso,Grace Terezinha Marcon
author_role author
author2 Dal Sasso,Grace Terezinha Marcon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardo,Pedro Miguel Garcez
Dal Sasso,Grace Terezinha Marcon
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
topic Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
description Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342008000400023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532812627968