Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardo, Pedro Miguel Garcez
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801
Resumo: Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.
id USP-24_bd479ace17852eae042331faae78a21f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41801
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vidaAprendizaje basado en problemas para la resucitación cardiopulmonar: soporte básico de vidaProblem-based learning in cardiopulmonary resuscitation: basic life supportProblem-based learningEducationnursingCardiopulmonary resuscitationStudentsAprendizaje basado en problemasEducación en enfermeríaResucitación cardiopulmonarEstudiantes de enfermeríaAprendizagem baseada em problemasEducação em enfermagemRessuscitação cardiopulmonarEstudantes de enfermagemEste é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.Estudio descriptivo y exploratorio, que objetivo realizar una práctica educativa de Aprendizaje Basado en Problemas RCP/SBV con 24 estudiantes del 3er año del Curso de Pre-grado en Enfermería de una Universidad de la Región Sur del Brasil. El estudio aprobado por el CONEP utilizó la metodología del ABP enfocando situaciones problemas de RCP. La recolección de datos realizada a través de observación participativa y cuestionarios para evaluación del aprendizaje, de la práctica educativa y de su metodología, permitieron de esta forma agrupar los resultados en: expectativas de los estudiantes, actividades de grupo, actividades individuales, actividades prácticas, evaluación de las reuniones y de su metodología. El estudio mostró que el ABP permite al educador evaluar el proceso de aprendizaje del alumno en varias dimensiones y funciona como un factor motivador tanto del educador como del educando, pues permite la integración teórico-práctica en un proceso integral de aprendizaje.Descriptive and exploratory study, aimed to develop an educational practice of Problem-Based Learning in CPR/BLS with 24 students in the third stage of the Nursing Undergraduate Course in a University in the Southern region of Brazil. The study used the PBL methodology, focused on problem situations of cardiopulmonary arrest, and was approved by the CONEP. The methodological strategies for data collection, such as participative observation and questionnaires to evaluate the learning, the educational practices and their methodology, allowed for grouping the results in: students' expectations; group activities; individual activities; practical activities; evaluation of the meetings and their methodology. The study showed that PBL allows the educator to evaluate the academic learning process in several dimensions, functioning as a motivating factor for both the educator and the student, because it allows the theoretical-practical integration in an integrated learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4180110.1590/S0080-62342008000400023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 4 (2008); 784-792Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 4 (2008); 784-792Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 4 (2008); 784-7921980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45466https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45467http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSardo, Pedro Miguel GarcezDal Sasso, Grace Terezinha Marcon2012-09-03T17:55:16Zoai:revistas.usp.br:article/41801Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:55:16Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
Aprendizaje basado en problemas para la resucitación cardiopulmonar: soporte básico de vida
Problem-based learning in cardiopulmonary resuscitation: basic life support
title Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
Sardo, Pedro Miguel Garcez
Problem-based learning
Education
nursing
Cardiopulmonary resuscitation
Students
Aprendizaje basado en problemas
Educación en enfermería
Resucitación cardiopulmonar
Estudiantes de enfermería
Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
title_short Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_full Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
title_sort Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
author Sardo, Pedro Miguel Garcez
author_facet Sardo, Pedro Miguel Garcez
Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon
author_role author
author2 Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardo, Pedro Miguel Garcez
Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon
dc.subject.por.fl_str_mv Problem-based learning
Education
nursing
Cardiopulmonary resuscitation
Students
Aprendizaje basado en problemas
Educación en enfermería
Resucitación cardiopulmonar
Estudiantes de enfermería
Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
topic Problem-based learning
Education
nursing
Cardiopulmonary resuscitation
Students
Aprendizaje basado en problemas
Educación en enfermería
Resucitación cardiopulmonar
Estudiantes de enfermería
Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar
Estudantes de enfermagem
description Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801
10.1590/S0080-62342008000400023
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342008000400023
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45466
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45467
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 4 (2008); 784-792
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 4 (2008); 784-792
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 4 (2008); 784-792
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221734921568256