Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801 |
Resumo: | Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem. |
id |
USP-24_bd479ace17852eae042331faae78a21f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41801 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vidaAprendizaje basado en problemas para la resucitación cardiopulmonar: soporte básico de vidaProblem-based learning in cardiopulmonary resuscitation: basic life supportProblem-based learningEducationnursingCardiopulmonary resuscitationStudentsAprendizaje basado en problemasEducación en enfermeríaResucitación cardiopulmonarEstudiantes de enfermeríaAprendizagem baseada em problemasEducação em enfermagemRessuscitação cardiopulmonarEstudantes de enfermagemEste é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem.Estudio descriptivo y exploratorio, que objetivo realizar una práctica educativa de Aprendizaje Basado en Problemas RCP/SBV con 24 estudiantes del 3er año del Curso de Pre-grado en Enfermería de una Universidad de la Región Sur del Brasil. El estudio aprobado por el CONEP utilizó la metodología del ABP enfocando situaciones problemas de RCP. La recolección de datos realizada a través de observación participativa y cuestionarios para evaluación del aprendizaje, de la práctica educativa y de su metodología, permitieron de esta forma agrupar los resultados en: expectativas de los estudiantes, actividades de grupo, actividades individuales, actividades prácticas, evaluación de las reuniones y de su metodología. El estudio mostró que el ABP permite al educador evaluar el proceso de aprendizaje del alumno en varias dimensiones y funciona como un factor motivador tanto del educador como del educando, pues permite la integración teórico-práctica en un proceso integral de aprendizaje.Descriptive and exploratory study, aimed to develop an educational practice of Problem-Based Learning in CPR/BLS with 24 students in the third stage of the Nursing Undergraduate Course in a University in the Southern region of Brazil. The study used the PBL methodology, focused on problem situations of cardiopulmonary arrest, and was approved by the CONEP. The methodological strategies for data collection, such as participative observation and questionnaires to evaluate the learning, the educational practices and their methodology, allowed for grouping the results in: students' expectations; group activities; individual activities; practical activities; evaluation of the meetings and their methodology. The study showed that PBL allows the educator to evaluate the academic learning process in several dimensions, functioning as a motivating factor for both the educator and the student, because it allows the theoretical-practical integration in an integrated learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4180110.1590/S0080-62342008000400023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 4 (2008); 784-792Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 4 (2008); 784-792Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 4 (2008); 784-7921980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45466https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45467http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSardo, Pedro Miguel GarcezDal Sasso, Grace Terezinha Marcon2012-09-03T17:55:16Zoai:revistas.usp.br:article/41801Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:55:16Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida Aprendizaje basado en problemas para la resucitación cardiopulmonar: soporte básico de vida Problem-based learning in cardiopulmonary resuscitation: basic life support |
title |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida Sardo, Pedro Miguel Garcez Problem-based learning Education nursing Cardiopulmonary resuscitation Students Aprendizaje basado en problemas Educación en enfermería Resucitación cardiopulmonar Estudiantes de enfermería Aprendizagem baseada em problemas Educação em enfermagem Ressuscitação cardiopulmonar Estudantes de enfermagem |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida |
author |
Sardo, Pedro Miguel Garcez |
author_facet |
Sardo, Pedro Miguel Garcez Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon |
author_role |
author |
author2 |
Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardo, Pedro Miguel Garcez Dal Sasso, Grace Terezinha Marcon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problem-based learning Education nursing Cardiopulmonary resuscitation Students Aprendizaje basado en problemas Educación en enfermería Resucitación cardiopulmonar Estudiantes de enfermería Aprendizagem baseada em problemas Educação em enfermagem Ressuscitação cardiopulmonar Estudantes de enfermagem |
topic |
Problem-based learning Education nursing Cardiopulmonary resuscitation Students Aprendizaje basado en problemas Educación en enfermería Resucitación cardiopulmonar Estudiantes de enfermería Aprendizagem baseada em problemas Educação em enfermagem Ressuscitação cardiopulmonar Estudantes de enfermagem |
description |
Este é um estudo descritivo e exploratório, que objetivou desenvolver uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em RCP/SBVcom 24 acadêmicos da 3ª Fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade da Região Sul do Brasil. O estudo utilizou a metodologia de ABP enfocando situações problemas de PCP e foi aprovado pelo CONEP. As estratégias metodológicas de coleta de dados, como a observação participante e os questionários para avaliação da aprendizagem, da prática educativa e da sua metodologia permitiram agrupar os resultados em: expectativas dos acadêmicos; atividades de grupo; atividades individuais; atividades práticas; avaliação dos encontros e da sua metodologia. O estudo evidenciou que a ABP permite ao educador avaliar o processo de aprendizagem do acadêmico em várias dimensões, e funciona como um fator motivacional tanto do educador quanto do educando porque permite a integração teórico-prática num processo integrado de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801 10.1590/S0080-62342008000400023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000400023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45466 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41801/45467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 4 (2008); 784-792 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 4 (2008); 784-792 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 4 (2008); 784-792 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221734921568256 |