Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega-Therrien,Silvia Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guerreiro,Maria das Graças da Silva, Moreira,Thereza Maria Magalhães, Almeida,Maria Irismar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300018
Resumo: A formação de enfermeiros e sua articulação com o mercado de trabalho pautam-se na premissa de que a qualidade do serviço de Enfermagem relaciona-se à formação do profissional como sujeito reflexivo. Este estudo teve como objetivo geral compreender a formação do enfermeiro com suporte nos atuais projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos de Enfermagem e, especificamente, verificar junto às coordenadoras e/ou ex-coordenadoras destes cursos a concepção, construção e avaliação do PPP e a inserção do sujeito reflexivo como proposta de formação. Foram analisados os PPPs dos Cursos de Enfermagem das Universidades Estadual (UECE) e Federal do Ceará (UFC), e realizadas entrevistas com nove coordenadoras e/ou ex-coordenadoras dos referidos cursos. Os dados revelaram que o PPP é considerado elemento norteador da ação educacional e que sua construção parte de iniciativas coletivas, mas não permanentes. Foram destacadas a preocupação com a formação crítico-reflexiva do enfermeiro, bem como relativa à avaliação do PPP.
id USP-24_2baa3d909fe5e1d3afbaa2972f946a77
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000300018
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagemEnfermagemEducação em enfermagemCurrículoA formação de enfermeiros e sua articulação com o mercado de trabalho pautam-se na premissa de que a qualidade do serviço de Enfermagem relaciona-se à formação do profissional como sujeito reflexivo. Este estudo teve como objetivo geral compreender a formação do enfermeiro com suporte nos atuais projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos de Enfermagem e, especificamente, verificar junto às coordenadoras e/ou ex-coordenadoras destes cursos a concepção, construção e avaliação do PPP e a inserção do sujeito reflexivo como proposta de formação. Foram analisados os PPPs dos Cursos de Enfermagem das Universidades Estadual (UECE) e Federal do Ceará (UFC), e realizadas entrevistas com nove coordenadoras e/ou ex-coordenadoras dos referidos cursos. Os dados revelaram que o PPP é considerado elemento norteador da ação educacional e que sua construção parte de iniciativas coletivas, mas não permanentes. Foram destacadas a preocupação com a formação crítico-reflexiva do enfermeiro, bem como relativa à avaliação do PPP.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300018Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000300018info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega-Therrien,Silvia MariaGuerreiro,Maria das Graças da SilvaMoreira,Thereza Maria MagalhãesAlmeida,Maria Irismar depor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000300018Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-10-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
title Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
spellingShingle Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
Nóbrega-Therrien,Silvia Maria
Enfermagem
Educação em enfermagem
Currículo
title_short Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
title_full Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
title_fullStr Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
title_full_unstemmed Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
title_sort Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
author Nóbrega-Therrien,Silvia Maria
author_facet Nóbrega-Therrien,Silvia Maria
Guerreiro,Maria das Graças da Silva
Moreira,Thereza Maria Magalhães
Almeida,Maria Irismar de
author_role author
author2 Guerreiro,Maria das Graças da Silva
Moreira,Thereza Maria Magalhães
Almeida,Maria Irismar de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega-Therrien,Silvia Maria
Guerreiro,Maria das Graças da Silva
Moreira,Thereza Maria Magalhães
Almeida,Maria Irismar de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Currículo
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Currículo
description A formação de enfermeiros e sua articulação com o mercado de trabalho pautam-se na premissa de que a qualidade do serviço de Enfermagem relaciona-se à formação do profissional como sujeito reflexivo. Este estudo teve como objetivo geral compreender a formação do enfermeiro com suporte nos atuais projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos de Enfermagem e, especificamente, verificar junto às coordenadoras e/ou ex-coordenadoras destes cursos a concepção, construção e avaliação do PPP e a inserção do sujeito reflexivo como proposta de formação. Foram analisados os PPPs dos Cursos de Enfermagem das Universidades Estadual (UECE) e Federal do Ceará (UFC), e realizadas entrevistas com nove coordenadoras e/ou ex-coordenadoras dos referidos cursos. Os dados revelaram que o PPP é considerado elemento norteador da ação educacional e que sua construção parte de iniciativas coletivas, mas não permanentes. Foram destacadas a preocupação com a formação crítico-reflexiva do enfermeiro, bem como relativa à avaliação do PPP.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936533738520576