A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi,Manoela Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kobayashi,Rika Miyahara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300756
Resumo: Este estudo objetivou descrever sobre construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em rede social para a implementação da Educação a Distância (EAD), desenvolvido em instituição hospitalar pública cardiológica por 23 enfermeiros do Grupo de Educação. A construção e a implementação foram realizadas em serviço, seguindo as etapas de estruturação do Grupo de Educação, Construção e Avaliação do AVA para EAD no olhar de tutores e alunos. Verificou-se que houve aprendizado e evolução do conhecimento tecnológico e valorização da construção e utilização do AVA. As dificuldades relacionaram-se à falta de conhecimento específico, tempo e infraestrutura. Também foram identificadas limitações relacionadas às ferramentas e ao acesso à internet. Para viabilizar o projeto, o enfermeiro desenvolveu competências de conhecimento específico e tecnológico atualizado, criatividade, busca de recursos alternativos para superação de dificuldades estruturais, mobilização coletiva e implementação de processos educativos inovadores em serviço.
id USP-24_2c6aadb1442572dc598e526e6a00d8dc
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000300756
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviçoEducação a distânciaEducação em enfermagemTecnologia educacionalEste estudo objetivou descrever sobre construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em rede social para a implementação da Educação a Distância (EAD), desenvolvido em instituição hospitalar pública cardiológica por 23 enfermeiros do Grupo de Educação. A construção e a implementação foram realizadas em serviço, seguindo as etapas de estruturação do Grupo de Educação, Construção e Avaliação do AVA para EAD no olhar de tutores e alunos. Verificou-se que houve aprendizado e evolução do conhecimento tecnológico e valorização da construção e utilização do AVA. As dificuldades relacionaram-se à falta de conhecimento específico, tempo e infraestrutura. Também foram identificadas limitações relacionadas às ferramentas e ao acesso à internet. Para viabilizar o projeto, o enfermeiro desenvolveu competências de conhecimento específico e tecnológico atualizado, criatividade, busca de recursos alternativos para superação de dificuldades estruturais, mobilização coletiva e implementação de processos educativos inovadores em serviço.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300756Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.3 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000300033info:eu-repo/semantics/openAccessGrossi,Manoela GomesKobayashi,Rika Miyaharapor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000300756Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
title A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
spellingShingle A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
Grossi,Manoela Gomes
Educação a distância
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
title_short A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
title_full A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
title_fullStr A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
title_full_unstemmed A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
title_sort A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estratégia educativa em serviço
author Grossi,Manoela Gomes
author_facet Grossi,Manoela Gomes
Kobayashi,Rika Miyahara
author_role author
author2 Kobayashi,Rika Miyahara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi,Manoela Gomes
Kobayashi,Rika Miyahara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
topic Educação a distância
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
description Este estudo objetivou descrever sobre construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em rede social para a implementação da Educação a Distância (EAD), desenvolvido em instituição hospitalar pública cardiológica por 23 enfermeiros do Grupo de Educação. A construção e a implementação foram realizadas em serviço, seguindo as etapas de estruturação do Grupo de Educação, Construção e Avaliação do AVA para EAD no olhar de tutores e alunos. Verificou-se que houve aprendizado e evolução do conhecimento tecnológico e valorização da construção e utilização do AVA. As dificuldades relacionaram-se à falta de conhecimento específico, tempo e infraestrutura. Também foram identificadas limitações relacionadas às ferramentas e ao acesso à internet. Para viabilizar o projeto, o enfermeiro desenvolveu competências de conhecimento específico e tecnológico atualizado, criatividade, busca de recursos alternativos para superação de dificuldades estruturais, mobilização coletiva e implementação de processos educativos inovadores em serviço.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300756
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000300033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.3 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536180654080