Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem. |
id |
USP-8_d7325ca8a03bc63fca2bfe61c9e1944d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002022000100346 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagemTecnologia educacionalAvaliação educacionalMateriais de ensinoEducação à distânciaEstudantes de enfermagemResumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao0247345info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Daniela MirandaOliveira,Jaqueline Lemos deBarbosa,Nayara GonçalvesLettiere-Viana,AngelinaZanetti,Ana Carolina GuidorizziSouza,Jacqueline depor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100346Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
title |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem Ferreira,Daniela Miranda Tecnologia educacional Avaliação educacional Materiais de ensino Educação à distância Estudantes de enfermagem |
title_short |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
title_full |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem |
author |
Ferreira,Daniela Miranda |
author_facet |
Ferreira,Daniela Miranda Oliveira,Jaqueline Lemos de Barbosa,Nayara Gonçalves Lettiere-Viana,Angelina Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi Souza,Jacqueline de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Jaqueline Lemos de Barbosa,Nayara Gonçalves Lettiere-Viana,Angelina Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi Souza,Jacqueline de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Daniela Miranda Oliveira,Jaqueline Lemos de Barbosa,Nayara Gonçalves Lettiere-Viana,Angelina Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi Souza,Jacqueline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Avaliação educacional Materiais de ensino Educação à distância Estudantes de enfermagem |
topic |
Tecnologia educacional Avaliação educacional Materiais de ensino Educação à distância Estudantes de enfermagem |
description |
Resumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2022ao0247345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858269600841728 |