Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Daniela Miranda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Jaqueline Lemos de, Barbosa,Nayara Gonçalves, Lettiere-Viana,Angelina, Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi, Souza,Jacqueline de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346
Resumo: Resumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem.
id USP-8_d7325ca8a03bc63fca2bfe61c9e1944d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100346
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagemTecnologia educacionalAvaliação educacionalMateriais de ensinoEducação à distânciaEstudantes de enfermagemResumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao0247345info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Daniela MirandaOliveira,Jaqueline Lemos deBarbosa,Nayara GonçalvesLettiere-Viana,AngelinaZanetti,Ana Carolina GuidorizziSouza,Jacqueline depor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100346Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
title Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
spellingShingle Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
Ferreira,Daniela Miranda
Tecnologia educacional
Avaliação educacional
Materiais de ensino
Educação à distância
Estudantes de enfermagem
title_short Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
title_full Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
title_fullStr Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
title_sort Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem
author Ferreira,Daniela Miranda
author_facet Ferreira,Daniela Miranda
Oliveira,Jaqueline Lemos de
Barbosa,Nayara Gonçalves
Lettiere-Viana,Angelina
Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi
Souza,Jacqueline de
author_role author
author2 Oliveira,Jaqueline Lemos de
Barbosa,Nayara Gonçalves
Lettiere-Viana,Angelina
Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi
Souza,Jacqueline de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Daniela Miranda
Oliveira,Jaqueline Lemos de
Barbosa,Nayara Gonçalves
Lettiere-Viana,Angelina
Zanetti,Ana Carolina Guidorizzi
Souza,Jacqueline de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Avaliação educacional
Materiais de ensino
Educação à distância
Estudantes de enfermagem
topic Tecnologia educacional
Avaliação educacional
Materiais de ensino
Educação à distância
Estudantes de enfermagem
description Resumo Objetivo Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística. Resultados Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas. Conclusão A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao0247345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269600841728