Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300007 |
Resumo: | Estudam-se as atividades educativas de trabalhadores de enfermagem, com o objetivo de analisar o levantamento de necessidades e os resultados esperados, segundo a concepção dos trabalhadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada com vinte e cinco trabalhadores em um hospital de ensino no município de São Paulo, e análise temática do material empírico. Os resultados mostram que o levantamento de necessidades é realizado predominantemente com base em problemas no desempenho técnico e na aquisição de novos equipamentos; e que os resultados esperados, no curto prazo, são majoritariamente a melhora no desempenho de procedimentos e, em médio e longo prazo, ampliação da reflexão crítica do trabalho. Conclui-se que predomina a concepção de EC tanto no levantamento de necessidades como nas expectativas de resultados das ações educativas, convivendo com a concepção de EP, o que mostra uma complementaridade entre ambas as concepções de educação no trabalho. |
id |
USP-24_318df2437fc3fea804236bfd4a74fece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342010000300007 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadoresEducação continuada em enfermagemCapacitação em serviçoTrabalhoEstudam-se as atividades educativas de trabalhadores de enfermagem, com o objetivo de analisar o levantamento de necessidades e os resultados esperados, segundo a concepção dos trabalhadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada com vinte e cinco trabalhadores em um hospital de ensino no município de São Paulo, e análise temática do material empírico. Os resultados mostram que o levantamento de necessidades é realizado predominantemente com base em problemas no desempenho técnico e na aquisição de novos equipamentos; e que os resultados esperados, no curto prazo, são majoritariamente a melhora no desempenho de procedimentos e, em médio e longo prazo, ampliação da reflexão crítica do trabalho. Conclui-se que predomina a concepção de EC tanto no levantamento de necessidades como nas expectativas de resultados das ações educativas, convivendo com a concepção de EP, o que mostra uma complementaridade entre ambas as concepções de educação no trabalho.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300007Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMontanha,DionizePeduzzi,Marinapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000300007Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-10-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
title |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
spellingShingle |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores Montanha,Dionize Educação continuada em enfermagem Capacitação em serviço Trabalho |
title_short |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
title_full |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
title_fullStr |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
title_sort |
Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores |
author |
Montanha,Dionize |
author_facet |
Montanha,Dionize Peduzzi,Marina |
author_role |
author |
author2 |
Peduzzi,Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanha,Dionize Peduzzi,Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada em enfermagem Capacitação em serviço Trabalho |
topic |
Educação continuada em enfermagem Capacitação em serviço Trabalho |
description |
Estudam-se as atividades educativas de trabalhadores de enfermagem, com o objetivo de analisar o levantamento de necessidades e os resultados esperados, segundo a concepção dos trabalhadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada com vinte e cinco trabalhadores em um hospital de ensino no município de São Paulo, e análise temática do material empírico. Os resultados mostram que o levantamento de necessidades é realizado predominantemente com base em problemas no desempenho técnico e na aquisição de novos equipamentos; e que os resultados esperados, no curto prazo, são majoritariamente a melhora no desempenho de procedimentos e, em médio e longo prazo, ampliação da reflexão crítica do trabalho. Conclui-se que predomina a concepção de EC tanto no levantamento de necessidades como nas expectativas de resultados das ações educativas, convivendo com a concepção de EP, o que mostra uma complementaridade entre ambas as concepções de educação no trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342010000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936533722791936 |