Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanente |
id |
UFSP_9367e7d5cd02eb2835bccc90bedf8a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/19447 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalarPermanent Education of nursing professionals: conception, demands and possibilities in training admission in field hospitalEducação Continuada em EnfermagemCapacitaçãoRecursos Humanos de Enfermagem no HospitalEste estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanenteBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:03:55Z2015-12-06T23:03:55Z2009info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009.Tese-19447.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T15:55:33Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/19447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T15:55:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar Permanent Education of nursing professionals: conception, demands and possibilities in training admission in field hospital |
title |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
spellingShingle |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP] Educação Continuada em Enfermagem Capacitação Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital |
title_short |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
title_full |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
title_fullStr |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
title_full_unstemmed |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
title_sort |
Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar |
author |
Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada em Enfermagem Capacitação Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital |
topic |
Educação Continuada em Enfermagem Capacitação Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanente |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-12-06T23:03:55Z 2015-12-06T23:03:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009. Tese-19447.pdf http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447 |
identifier_str_mv |
ALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009. Tese-19447.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268334756069376 |