Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanente
id UFSP_9367e7d5cd02eb2835bccc90bedf8a8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/19447
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalarPermanent Education of nursing professionals: conception, demands and possibilities in training admission in field hospitalEducação Continuada em EnfermagemCapacitaçãoRecursos Humanos de Enfermagem no HospitalEste estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanenteBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:03:55Z2015-12-06T23:03:55Z2009info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009.Tese-19447.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T15:55:33Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/19447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T15:55:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
Permanent Education of nursing professionals: conception, demands and possibilities in training admission in field hospital
title Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
spellingShingle Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]
Educação Continuada em Enfermagem
Capacitação
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
title_short Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
title_full Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
title_fullStr Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
title_full_unstemmed Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
title_sort Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar
author Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]
author_facet Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Débora Schettini da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
Capacitação
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
topic Educação Continuada em Enfermagem
Capacitação
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
description Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de profissionais de Enfermagem sobre educação continuada e permanente, bem como suas demadnas de formação. A investigação foi conduzida em um hospital privado, com profissionais no momento do treinamento admissional, atuantes em cenários de trabalho hospitalar em uma instituição localizada na cidade de São Paulo. Participaram dois grupos: 8 enfermeiros formadores (profissionais que atuam na capacitação de funcionários recém admitidos) e 28 enfermeiros em formação (profissionais admitidos no cenário de junho/2007 ao período final de coleta). Para seu desenvolvimento foi aplicado: questionário para o primeiro grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas para o segundo grupo de sujeitos. O perfil dos formadores: sexo feminino, idade entre 29 à 35 anos, nível superior com especialização completa, tempo de formação e de exercício profissional no cenário em estudo de 11 à 15 anos, sendo que, de 1 à 3 anos nesta localidade, atuam na área de ensino. Entretanto os Enfermeiros em formação foram caracterizados também do gênero feminino; 20 à 30 anos; graduação em enfermagem; tempo de exercício profissional inferior à dois anos e tempo de atuação na instituição como Enfermeiro, maior que 1 ano e 1 mês. Para o tratamento dos dados, optou-se pela sistematização quantitativa para à caracterização dos sujeitos e os demais, análise qualitativa. A pesquisa revelou que na dimensão das concepções da Educação continuada, os formadores sinalizam conceitos a favor da educação em saúde. Em contra partida, o enfermeiro em formação, engloba em seu discurso alguns aspectos do ensino informativo. No tocante da Educação Permanente, os Enfermeiros formadores, em sua maioria, não reconhecem a diferenciação do processo educativo que norteiam a Educação Continuada e a Educação Permanente, tendo-as como sinônimo. Os referidos enfermeiros não esboçam clareza e nitidez do conceito. Entre as barreiras foram mencionados a indisponibilidade à aprendizagem; tempo e falta de parceria com a liderança. Os formadores expressaram necessidades de se trabalhar conteúdos que englobem os aspectos organizacionais, comportamentais e as competências profissionais. Os enfermeiros em formação, por sua vez, expressaram carência de aprendizado em relação aos protocolos institucionais e procedimentos específicos de enfermagem. Na dimensão das possibilidades de Educação permanente no treinamento admissional, a parceira entre a liderança, enfermeiro formador e recém admitido. Ainda nessa perspectiva, julgam conveniente a aproximação do cenário de prática, afim de identificar as necessidades e individualizar as ações educativas para cada profissional. Esta pesquisa abre novas indagações e possibilidades de ações e estratégias educativas do processo de trabalho em cenários hospitalares, vinculados ao treinamento admissional. Projeta-se ações em direção à uma abordagem crítica, reflexiva, construtivista e centrada no processo de trabalho, visando possibilitar movimentos dinâmicos na produção do saber e a favor da educação permanente
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-12-06T23:03:55Z
2015-12-06T23:03:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009.
Tese-19447.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447
identifier_str_mv ALVES, Débora Schettini da Silva. Educação permanente de profissionais de enfermagem: concepções, necessidades, barreiras e possibilidades no treinamento admissional no âmbito hospitalar. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009.
Tese-19447.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268334756069376