O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000200023 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança. |
id |
USP-24_331f4b42a7437f2a96dcd7a51564bb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000200023 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúdeCriançaAssistência ambulatorialJogos e brinquedosPessoal da saúdeEnfermagem pediátricaO objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000200023Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.2 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000200023info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Lucila CastanheiraPedro,Iara Cristina da SilvaPoleti,Lívia CapelaniBorges,Ana Luiza VilelaPfeifer,Luzia IaraLima,Regina Aparecida Garcia depor2011-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000200023Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-05-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
title |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
spellingShingle |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde Nascimento,Lucila Castanheira Criança Assistência ambulatorial Jogos e brinquedos Pessoal da saúde Enfermagem pediátrica |
title_short |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
title_full |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
title_fullStr |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
title_full_unstemmed |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
title_sort |
O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde |
author |
Nascimento,Lucila Castanheira |
author_facet |
Nascimento,Lucila Castanheira Pedro,Iara Cristina da Silva Poleti,Lívia Capelani Borges,Ana Luiza Vilela Pfeifer,Luzia Iara Lima,Regina Aparecida Garcia de |
author_role |
author |
author2 |
Pedro,Iara Cristina da Silva Poleti,Lívia Capelani Borges,Ana Luiza Vilela Pfeifer,Luzia Iara Lima,Regina Aparecida Garcia de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Lucila Castanheira Pedro,Iara Cristina da Silva Poleti,Lívia Capelani Borges,Ana Luiza Vilela Pfeifer,Luzia Iara Lima,Regina Aparecida Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Assistência ambulatorial Jogos e brinquedos Pessoal da saúde Enfermagem pediátrica |
topic |
Criança Assistência ambulatorial Jogos e brinquedos Pessoal da saúde Enfermagem pediátrica |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000200023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000200023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000200023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.2 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534432677888 |