Representações cotidianas: uma proposta de apreensão de valores sociais na vertente marxista de produção do conhecimento
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40900 |
Resumo: | Propõe-se um arcabouço teórico-metodológico, na vertente marxista de construção do conhecimento, para compreensão de valores sociais pela captação de representações cotidianas. Pressupõe-se que a investigação científica congrega diferentes instâncias: epistemológica, teórica e metodológica, que coerentemente às demais instâncias propõem um conjunto de procedimentos e técnicas operacionais de apreensão e análise da realidade em estudo, expondo o objeto investigado. O estudo de valores revela a essencialidade da formação de juízos e escolhas; há valores que refletem a ideologia dominante, perpassando todas as classes sociais, mas também há valores que refletem os interesses de classe, esses não são universais, são constituídos nas relações e atividades sociais. Fundamentando-se na teoria marxista da consciência, as representações cotidianas constituem formulações discursivas, opinativas ou de convicção, emitidas por sujeitos sobre sua realidade, mostrando-se coerente forma de compreensão e exposição de valores sociais: grupos focais mostram-se apropriados para apreender opiniões enquanto entrevistas demonstram potencialidades para expor convicções. |
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Representações cotidianas: uma proposta de apreensão de valores sociais na vertente marxista de produção do conhecimentoRepresentaciones cotidianas: una propuesta de aprendizaje de valores sociales en la vertiente marxista de producción del conocimientoRepresentations of everyday life: a proposal for capturing social values from the Marxist perspective of knowledge productionComunismoValores sociaisPesquisa qualitativaCommunismSocial valuesQualitative researchComunismoValores socialesInvestigación cualitativaPropõe-se um arcabouço teórico-metodológico, na vertente marxista de construção do conhecimento, para compreensão de valores sociais pela captação de representações cotidianas. Pressupõe-se que a investigação científica congrega diferentes instâncias: epistemológica, teórica e metodológica, que coerentemente às demais instâncias propõem um conjunto de procedimentos e técnicas operacionais de apreensão e análise da realidade em estudo, expondo o objeto investigado. O estudo de valores revela a essencialidade da formação de juízos e escolhas; há valores que refletem a ideologia dominante, perpassando todas as classes sociais, mas também há valores que refletem os interesses de classe, esses não são universais, são constituídos nas relações e atividades sociais. Fundamentando-se na teoria marxista da consciência, as representações cotidianas constituem formulações discursivas, opinativas ou de convicção, emitidas por sujeitos sobre sua realidade, mostrando-se coerente forma de compreensão e exposição de valores sociais: grupos focais mostram-se apropriados para apreender opiniões enquanto entrevistas demonstram potencialidades para expor convicções.Se propone marco teórico-metodológico, en vertiente marxista de producción de conocimiento, para comprensión de valores sociales por captación de representaciones cotidianas. Se presupone que la investigación científica incluye instancias epistemológicas, teóricas y metodológicas que, conjuntamente con otras instancias, proponen procedimientos y técnicas operativas de aprendizaje y análisis de la realidad estudiada exponiendo el objeto investigado. El estudio revela la esencialidad de formación de juicios y elecciones; hay valores que reflejan la ideología dominante, atravesando todas las clases sociales, pero también hay valores que reflejan intereses de clase, esos no son universales, sino constituidos en las relaciones y actividades sociales. Fundamentándose en la teoría marxista de la consciencia, las representaciones cotidianas constituyen formulaciones discursivas, de opinión o de convicción, emitidas por sujetos sobre su realidad, constituyendo una forma de comprensión y exposición de valores sociales: los grupos focales son apropiados para aprender opiniones mientras las entrevistas muestran potencialidad para exponer convicciones.We propose from the Marxist perspective of the construction of knowledge, a theoretical and methodological framework for understanding social values by capturing everyday representations. We assume that scientific research brings together different dimensions: epistemological, theoretical and methodological that consistently to the other instances, proposes a set of operating procedures and techniques for capturing and analyzing the reality under study in order to expose the investigated object. The study of values reveals the essentiality of the formation of judgments and choices, there are values that reflect the dominant ideology, spanning all social classes, but there are values that reflect class interests, these are not universal, they are formed in relationships and social activities. Basing on the Marxist theory of consciousness, representations are discursive formulations of everyday life - opinion or conviction - issued by subjects about their reality, being a coherent way of understanding and exposure social values: focus groups show is suitable for grasping opinions while interviews show potential to expose convictions.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4090010.1590/S0080-62342011000800020Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1753-1757Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1753-1757Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1753-17571980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40900/44367https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40900/44368http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Cássia BaldiniSantos, Vilmar Ezequiel dosCampos, Célia Maria SivalliLachtim, Sheila Aparecida FerreiraCampos, Fernanda Cristina2012-08-30T15:04:30Zoai:revistas.usp.br:article/40900Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T15:04:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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