O efeito de intervenções educativas no conhecimento da equipe de enfermagem sobre hipertensão arterial
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40566 |
Resumo: | A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo grande a responsabilidade da enfermagem na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, avaliar o conhecimento sobre hipertensão e seu tratamento com a equipe de enfermagem, antes e após onze intervenções educativas. Utilizou-se questionário abordando aspectos teóricos ligados ao conhecimento sobre hipertensão em enfermeiros (5), técnicos (2), auxiliares (11) e agentes comunitários (37), de duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo. Para análise estatística utilizou-se o teste T de Student, análise da variância e p |
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O efeito de intervenções educativas no conhecimento da equipe de enfermagem sobre hipertensão arterialThe effect of educational interventions on nursing team knowledge about arterial hypertensionEl efecto de intervenciones educacionales en el conocimiento del equipo de enfermería sobre hipertensión arterialHypertensionNursingKnowledgeHipertensiónEnfermeríaConocimientoHipertensãoEnfermagemConhecimentoA hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo grande a responsabilidade da enfermagem na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, avaliar o conhecimento sobre hipertensão e seu tratamento com a equipe de enfermagem, antes e após onze intervenções educativas. Utilizou-se questionário abordando aspectos teóricos ligados ao conhecimento sobre hipertensão em enfermeiros (5), técnicos (2), auxiliares (11) e agentes comunitários (37), de duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo. Para análise estatística utilizou-se o teste T de Student, análise da variância e pLa hipertensión arterial es uno de los principales factores de riesgo para las enfermedades cardiovasculares. Es grande la responsabilidad de la enfermería en la atención a los hipertensos. Se objetivó entonces evaluar los conocimientos sobre hipertensión y su tratamiento en el equipo de enfermería antes y después de once intervenciones educativas. Fue utilizado un cuestionario abordando aspectos teóricos relativos al conocimiento sobre hipertensión en enfermeros (5), técnicos (2), auxiliares (11) y agentes comunitarios de la salud (37) de dos Unidades Básicas de Salud en la ciudad de São Paulo, Brasil. Para el análisis estadístico, fue aplicado el test T de Student, además de análisis de varianza y pHypertension is one of the main risk factors for cardiovascular diseases. Nursing carries a large responsibility in care delivery to hypertensive individuals. Thus, the goal was to assess a nursing team's knowledge on hypertension and its treatment before and after educational interventions. A questionnaire was used, addressing theoretical aspects of hypertension knowledge among nurses (5), technicians (2), auxiliaries (11) and community agents (37) at two Basic Health Units in São Paulo City, Brazil. For statistical analysis, Student's T test was used, as well as variance analysis and pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4056610.1590/S0080-62342010000200035Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 2 (2010); 488-496Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 2 (2010); 488-496Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 2 (2010); 488-4961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40566/43702https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40566/43703http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Stael Silvana Bagno Eleutério daColósimo, Flávia CortezPierin, Angela Maria Geraldo2012-08-29T20:46:49Zoai:revistas.usp.br:article/40566Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:46:49Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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