Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carla Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40738
Resumo: La violencia escolar (bullying) es hoy considerada un problema de salud pública creciente en todo el mundo. Intervenir sobre este fenómeno es esencial para mejorar la calidad de vida de niños/adolescentes escolarizados, debiéndose constituir en prioridad investigativa a incluirse en la agenda de los enfermeros. Estudio que objetivó evaluar los resultados de un programa anti-violencia escolar, implementado con 307 estudiantes de segundo ciclo de escuela de Lisboa. La evaluación pre y post Programa se hizo por cuestionario, elaborado y validad para el estudio. Constatamos que antes de la intervención existía elevado nivel de bullying (50% víctimas y 35% agresores), verificándose también agresiones dirigidas a profesores (7%) y otros colaboradores (9%). El Programa aplicado se constituyó en la sensibilización/formación de docentes y padres y en entrenamiento de competencias sociales de los estudiantes. Luego de la intervención, se verificaron resultados significativos en la reducción global de la violencia escolar.
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spelling Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervençãoPrevención de la violencia escolar: evaluación de un programa de intervenciónPreventing school violence: an evaluation of an intervention programViolênciaEscolasEstudantesEnfermagemViolenciaEscolasEstudiantesEnfermeríaViolenceSchoolsStudentsNursingLa violencia escolar (bullying) es hoy considerada un problema de salud pública creciente en todo el mundo. Intervenir sobre este fenómeno es esencial para mejorar la calidad de vida de niños/adolescentes escolarizados, debiéndose constituir en prioridad investigativa a incluirse en la agenda de los enfermeros. Estudio que objetivó evaluar los resultados de un programa anti-violencia escolar, implementado con 307 estudiantes de segundo ciclo de escuela de Lisboa. La evaluación pre y post Programa se hizo por cuestionario, elaborado y validad para el estudio. Constatamos que antes de la intervención existía elevado nivel de bullying (50% víctimas y 35% agresores), verificándose también agresiones dirigidas a profesores (7%) y otros colaboradores (9%). El Programa aplicado se constituyó en la sensibilización/formación de docentes y padres y en entrenamiento de competencias sociales de los estudiantes. Luego de la intervención, se verificaron resultados significativos en la reducción global de la violencia escolar.A violência escolar (bullying), é hoje considerada um problema de saúde pública crescente em todo o mundo. Intervir sobre este fenómeno é essencial para melhorar a qualidade de vida das crianças/adolescentes escolarizados, devendo por isso, constituir uma prioridade de pesquisa a incluir na agenda dos enfermeiros. Este estudo teve como objectivo avaliar os resultados de um programa anti-violência escolar, implementado em 307 estudantes do 2º ciclo de uma escola de Lisboa. A avaliação pré e pós Programa, foi feita por questionário, elaborado e validado para este estudo. Constatámos que antes da intervenção, existia um elevado nível de bullying (50% vítimas e 35% agressores), verificando-se também agressões dirigidas a professores (7%) e outros funcionários (9%). O Programa aplicado consistiu na sensibilização/formação de docentes e pais e no treino de competências sociais dos estudantes. Após a intervenção verificaram-se resultados significativos na redução global da violência escolar.School violence (bullying), is currently considered a growing public health issue across the globe. It is essential to intervene in order to improve the quality of life of children/adolescents at school. Therefore, it should be a research priority to include the issue in the agenda of nurses. The objective of this study was to evaluate the results of an anti-violence program implemented with 307 secondary level students in a school in Lisbon. The evaluation before and after the program was performed using a questionnaire that was elaborated and validated for this study. We found that before the intervention, there was a high level of bullying (50% victims and 35% aggressors), and that the aggressions also included teachers (7%) and other school workers (9%). The program consisted of building awareness/preparation in teachers and parents and practicing social competencies among the students. After the intervention significant results were observed in the global reduction of school violence.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4073810.1590/S0080-62342011000300005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 3 (2011); 581-588Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 3 (2011); 581-588Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 3 (2011); 581-5881980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40738/44040https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40738/44041http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Carla Silva2012-08-30T14:27:32Zoai:revistas.usp.br:article/40738Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:27:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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