O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Angélica Iossi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Jorge Luiz da, Pereira, Beatriz Oliveira, Oliveira, Wanderlei Abadio de, Medeiros, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31809
Resumo: Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.
id RCAP_4561f90a833305a768436a3a55a06274
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagemThe view of teachers on bullying and implications for nursingViolênciaEscolasEstudantesSaúde escolarEnfermagemPromoção da SaúdeViolenceSchoolsStudentsSchool healthNursingHealth promotionEstudiantesSalud escolarEnfermeríaPromoción de la saludCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyObjetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.To understand school bullying from the perspective of teachers and reflect about the possible actions of the health area when coping with it. The guidelines of the School Health Program of the Ministries of Health and Education were used to reach that purpose. Method: A qualitative study carried out with teachers of a public school in Minas Gerais. Focus groups were used to collect data and the empirical material was decoded from thematic analysis of content, resulting in an analytical category: conceptions and experiences of teachers on bullying. Results: Specific perceptions about the phenomenon and the use of ineffective intervention resources were identified. In the interpretive plan were problematized the health and nursing contributions with resizing the interventions and the continuing training process of teachers. Conclusion: The results point to the construction of intersectoral practices forcoping with bullying.Objetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade de São Paulo (USP)Universidade do MinhoSilva, Marta Angélica IossiSilva, Jorge Luiz daPereira, Beatriz OliveiraOliveira, Wanderlei Abadio deMedeiros, Marcelo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31809por1980-220X10.1590/S0080-62342014000040002125338255http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:21.628341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
The view of teachers on bullying and implications for nursing
title O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
spellingShingle O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
Silva, Marta Angélica Iossi
Violência
Escolas
Estudantes
Saúde escolar
Enfermagem
Promoção da Saúde
Violence
Schools
Students
School health
Nursing
Health promotion
Estudiantes
Salud escolar
Enfermería
Promoción de la salud
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
title_short O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
title_full O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
title_fullStr O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
title_full_unstemmed O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
title_sort O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
author Silva, Marta Angélica Iossi
author_facet Silva, Marta Angélica Iossi
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Medeiros, Marcelo
author_role author
author2 Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Medeiros, Marcelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Angélica Iossi
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Medeiros, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Escolas
Estudantes
Saúde escolar
Enfermagem
Promoção da Saúde
Violence
Schools
Students
School health
Nursing
Health promotion
Estudiantes
Salud escolar
Enfermería
Promoción de la salud
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
topic Violência
Escolas
Estudantes
Saúde escolar
Enfermagem
Promoção da Saúde
Violence
Schools
Students
School health
Nursing
Health promotion
Estudiantes
Salud escolar
Enfermería
Promoción de la salud
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
description Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/31809
url http://hdl.handle.net/1822/31809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-220X
10.1590/S0080-623420140000400021
25338255
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132231275380736