O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/31809 |
Resumo: | Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying. |
id |
RCAP_4561f90a833305a768436a3a55a06274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagemThe view of teachers on bullying and implications for nursingViolênciaEscolasEstudantesSaúde escolarEnfermagemPromoção da SaúdeViolenceSchoolsStudentsSchool healthNursingHealth promotionEstudiantesSalud escolarEnfermeríaPromoción de la saludCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyObjetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.To understand school bullying from the perspective of teachers and reflect about the possible actions of the health area when coping with it. The guidelines of the School Health Program of the Ministries of Health and Education were used to reach that purpose. Method: A qualitative study carried out with teachers of a public school in Minas Gerais. Focus groups were used to collect data and the empirical material was decoded from thematic analysis of content, resulting in an analytical category: conceptions and experiences of teachers on bullying. Results: Specific perceptions about the phenomenon and the use of ineffective intervention resources were identified. In the interpretive plan were problematized the health and nursing contributions with resizing the interventions and the continuing training process of teachers. Conclusion: The results point to the construction of intersectoral practices forcoping with bullying.Objetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade de São Paulo (USP)Universidade do MinhoSilva, Marta Angélica IossiSilva, Jorge Luiz daPereira, Beatriz OliveiraOliveira, Wanderlei Abadio deMedeiros, Marcelo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31809por1980-220X10.1590/S0080-62342014000040002125338255http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:21.628341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem The view of teachers on bullying and implications for nursing |
title |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
spellingShingle |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem Silva, Marta Angélica Iossi Violência Escolas Estudantes Saúde escolar Enfermagem Promoção da Saúde Violence Schools Students School health Nursing Health promotion Estudiantes Salud escolar Enfermería Promoción de la salud Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
title_short |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
title_full |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
title_fullStr |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
title_full_unstemmed |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
title_sort |
O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem |
author |
Silva, Marta Angélica Iossi |
author_facet |
Silva, Marta Angélica Iossi Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Oliveira, Wanderlei Abadio de Medeiros, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Oliveira, Wanderlei Abadio de Medeiros, Marcelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Angélica Iossi Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Oliveira, Wanderlei Abadio de Medeiros, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Escolas Estudantes Saúde escolar Enfermagem Promoção da Saúde Violence Schools Students School health Nursing Health promotion Estudiantes Salud escolar Enfermería Promoción de la salud Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
topic |
Violência Escolas Estudantes Saúde escolar Enfermagem Promoção da Saúde Violence Schools Students School health Nursing Health promotion Estudiantes Salud escolar Enfermería Promoción de la salud Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
description |
Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/31809 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/31809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-220X 10.1590/S0080-623420140000400021 25338255 http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132231275380736 |