Mothers under suspicion: talking about school age children's health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família). |
id |
USP-24_3cd384c8623ca5d44a1d2a6e88f512aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41611 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mothers under suspicion: talking about school age children's healthLa madre sobre sospecha: hablando de la salud del niño en la edad escolarA mãe sob suspeita: falando da saúde da criança em idade escolarSchool healthChildMothersFamilyFeminismSaúde escolarCriançaMãeFamíliaFeminismoSalud escolarNiñosMadresFamiliaFeminismoO estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família).This study has as its objective to explain the assistance to the school age child's health under the light of historic and dialectic materialism, including gender for the social approach. The results regarding the interviewees' representations (health professionals, teachers and mothers) revealed that the conceptions about the health-illness process of school pupils are highly biologicist, even though there were - but in a much smaller scale - references to its psychic and social dimensions. The data analysis, according to the feminist theory, shows that the idea of gender inferiority is the origin of the biased conceptions regarding the mothers of the studied children. Such prejudices were observed in the three locations studied (heath service, school and family).El objetivo del estudio fue explicar, desde el punto de vista del materialismo histórico y dialéctico, incluyendo género para la visión del social, la asistencia a la salud del niño en edad escolar. Los resultados referentes a las representaciones de los investigados (trabajadores del área de la salud, profesores y madres), han revelado que las concepciones a respecto del proceso salud-enfermedad de los niños en edad escolar son altamente biologicistas aunque, en menor medida, hayan sido hechas referencias a las dimensiones psíquica y social. El análisis de los datos bajo la teoría feminista apuntó que la inferioridad de género es el origen de las concepciones prejuiciosas en relación con las madres de los niños estudiados, tales prejuicios fueron constatados en tres sitios estudiados (servicio de la salud, escuela y familia).Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4161110.1590/S0080-62342007000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 2 (2007); 213-221Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 2 (2007); 213-221Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 2 (2007); 213-2211980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611/45216http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivi, Maria de LourdesFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da2012-09-03T17:30:48Zoai:revistas.usp.br:article/41611Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:30:48Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health La madre sobre sospecha: hablando de la salud del niño en la edad escolar A mãe sob suspeita: falando da saúde da criança em idade escolar |
title |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
spellingShingle |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health Olivi, Maria de Lourdes School health Child Mothers Family Feminism Saúde escolar Criança Mãe Família Feminismo Salud escolar Niños Madres Familia Feminismo |
title_short |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
title_full |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
title_fullStr |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
title_full_unstemmed |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
title_sort |
Mothers under suspicion: talking about school age children's health |
author |
Olivi, Maria de Lourdes |
author_facet |
Olivi, Maria de Lourdes Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivi, Maria de Lourdes Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School health Child Mothers Family Feminism Saúde escolar Criança Mãe Família Feminismo Salud escolar Niños Madres Familia Feminismo |
topic |
School health Child Mothers Family Feminism Saúde escolar Criança Mãe Família Feminismo Salud escolar Niños Madres Familia Feminismo |
description |
O estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611 10.1590/S0080-62342007000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342007000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611/45216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 2 (2007); 213-221 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 2 (2007); 213-221 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 2 (2007); 213-221 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221733437833216 |