Mothers under suspicion: talking about school age children's health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivi, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611
Resumo: O estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família).
id USP-24_3cd384c8623ca5d44a1d2a6e88f512aa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41611
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Mothers under suspicion: talking about school age children's healthLa madre sobre sospecha: hablando de la salud del niño en la edad escolarA mãe sob suspeita: falando da saúde da criança em idade escolarSchool healthChildMothersFamilyFeminismSaúde escolarCriançaMãeFamíliaFeminismoSalud escolarNiñosMadresFamiliaFeminismoO estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família).This study has as its objective to explain the assistance to the school age child's health under the light of historic and dialectic materialism, including gender for the social approach. The results regarding the interviewees' representations (health professionals, teachers and mothers) revealed that the conceptions about the health-illness process of school pupils are highly biologicist, even though there were - but in a much smaller scale - references to its psychic and social dimensions. The data analysis, according to the feminist theory, shows that the idea of gender inferiority is the origin of the biased conceptions regarding the mothers of the studied children. Such prejudices were observed in the three locations studied (heath service, school and family).El objetivo del estudio fue explicar, desde el punto de vista del materialismo histórico y dialéctico, incluyendo género para la visión del social, la asistencia a la salud del niño en edad escolar. Los resultados referentes a las representaciones de los investigados (trabajadores del área de la salud, profesores y madres), han revelado que las concepciones a respecto del proceso salud-enfermedad de los niños en edad escolar son altamente biologicistas aunque, en menor medida, hayan sido hechas referencias a las dimensiones psíquica y social. El análisis de los datos bajo la teoría feminista apuntó que la inferioridad de género es el origen de las concepciones prejuiciosas en relación con las madres de los niños estudiados, tales prejuicios fueron constatados en tres sitios estudiados (servicio de la salud, escuela y familia).Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4161110.1590/S0080-62342007000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 2 (2007); 213-221Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 2 (2007); 213-221Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 2 (2007); 213-2211980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611/45216http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivi, Maria de LourdesFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da2012-09-03T17:30:48Zoai:revistas.usp.br:article/41611Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:30:48Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mothers under suspicion: talking about school age children's health
La madre sobre sospecha: hablando de la salud del niño en la edad escolar
A mãe sob suspeita: falando da saúde da criança em idade escolar
title Mothers under suspicion: talking about school age children's health
spellingShingle Mothers under suspicion: talking about school age children's health
Olivi, Maria de Lourdes
School health
Child
Mothers
Family
Feminism
Saúde escolar
Criança
Mãe
Família
Feminismo
Salud escolar
Niños
Madres
Familia
Feminismo
title_short Mothers under suspicion: talking about school age children's health
title_full Mothers under suspicion: talking about school age children's health
title_fullStr Mothers under suspicion: talking about school age children's health
title_full_unstemmed Mothers under suspicion: talking about school age children's health
title_sort Mothers under suspicion: talking about school age children's health
author Olivi, Maria de Lourdes
author_facet Olivi, Maria de Lourdes
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author_role author
author2 Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivi, Maria de Lourdes
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
dc.subject.por.fl_str_mv School health
Child
Mothers
Family
Feminism
Saúde escolar
Criança
Mãe
Família
Feminismo
Salud escolar
Niños
Madres
Familia
Feminismo
topic School health
Child
Mothers
Family
Feminism
Saúde escolar
Criança
Mãe
Família
Feminismo
Salud escolar
Niños
Madres
Familia
Feminismo
description O estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611
10.1590/S0080-62342007000200006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41611/45216
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 2 (2007); 213-221
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 2 (2007); 213-221
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 2 (2007); 213-221
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221733437833216