Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013 |
Resumo: | Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes. |
id |
USP-24_3e558510382ff2999f40fff05c5b46fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342004000400013 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporalEducação em enfermagemInternetInfusões endovenosasEducação a distânciaTecnologia educacionalEste artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.4 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000400013info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Denise CostaCassiani,Silvia Helena de Bortolipor2008-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000400013Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
title |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
spellingShingle |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal Dias,Denise Costa Educação em enfermagem Internet Infusões endovenosas Educação a distância Tecnologia educacional |
title_short |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
title_full |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
title_fullStr |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
title_full_unstemmed |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
title_sort |
Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal |
author |
Dias,Denise Costa |
author_facet |
Dias,Denise Costa Cassiani,Silvia Helena de Bortoli |
author_role |
author |
author2 |
Cassiani,Silvia Helena de Bortoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Denise Costa Cassiani,Silvia Helena de Bortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Internet Infusões endovenosas Educação a distância Tecnologia educacional |
topic |
Educação em enfermagem Internet Infusões endovenosas Educação a distância Tecnologia educacional |
description |
Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000400013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.4 2004 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936531342524416 |