Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Denise Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cassiani,Silvia Helena de Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013
Resumo: Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.
id USP-24_3e558510382ff2999f40fff05c5b46fe
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342004000400013
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporalEducação em enfermagemInternetInfusões endovenosasEducação a distânciaTecnologia educacionalEste artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.4 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000400013info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Denise CostaCassiani,Silvia Helena de Bortolipor2008-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000400013Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
spellingShingle Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
Dias,Denise Costa
Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
title_short Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_full Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_fullStr Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_full_unstemmed Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_sort Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
author Dias,Denise Costa
author_facet Dias,Denise Costa
Cassiani,Silvia Helena de Bortoli
author_role author
author2 Cassiani,Silvia Helena de Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Denise Costa
Cassiani,Silvia Helena de Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
description Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342004000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.4 2004
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531342524416