Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Denise Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41427
Resumo: Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.
id USP-24_54d2c0d7fb4029363de91ac86c80f2ee
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41427
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporalNursing education with no distance: a space and time ruptureEducación de Enfermería sin distancias: una ruptura espacio/temporalNursing EducationInternetIntravenous infusionsEducation at distanceEducational technologyEducación en EnfermeríaInternetInfusiones intravenosasEducación a distanciaTecnología educativaEducação em enfermagemInternetInfusões endovenosasEducação a distânciaTecnologia educacionalEste artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.Este artículo presenta concepciones pedagógicas y aspectos de la legislación de la educación a distancia. Presenta también consideraciones sobre las tecnologías educativas y relata la experiencia de la utilización de la Internet en la educación de enfermería. Fue ofrecido un curso vía Internet, en ambiente WebCT, sobre el tema Terapia Intravenosa. Se inscribieron en el curso 49 estudiantes de los cuales 25 concluyeron el 50% de las actividades previstas. Así, la Internet puede ser vista como una herramienta auxiliar útil que posibilita una ruptura espacio/temporal, donde el tiempo y el espacio son establecidos de acuerdo con las necesidades, las metas y la disposición de los aprendices.This article presents pedagogical assumptions and some distance educational policies. It also presents considerations about educational technologies, and describes the experience of using the Internet in the nursing education undergraduate courses. It was offered a course via Internet, in the WebCT environment. The subject theme was Intravenous Therapy. Initially 49 students enrolled in the course, among these, 25 completed 50% of the course activities. Internet can stimulate and facilitate the nursing student digital inclusion. Thus, Internet can be seen as a useful auxiliary tool that allows a space and time flexibility, where these factors are determined according to learner's interests and availability.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4142710.1590/S0080-62342004000400013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 4 (2004); 467-474Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 4 (2004); 467-474Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 4 (2004); 467-4741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41427/45010http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Denise CostaCassiani, Silvia Helena de Bortoli2012-08-31T19:13:09Zoai:revistas.usp.br:article/41427Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:13:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
Nursing education with no distance: a space and time rupture
Educación de Enfermería sin distancias: una ruptura espacio/temporal
title Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
spellingShingle Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
Dias, Denise Costa
Nursing Education
Internet
Intravenous infusions
Education at distance
Educational technology
Educación en Enfermería
Internet
Infusiones intravenosas
Educación a distancia
Tecnología educativa
Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
title_short Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_full Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_fullStr Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_full_unstemmed Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
title_sort Educação de Enfermagem sem distâncias: uma ruptura espaço/temporal
author Dias, Denise Costa
author_facet Dias, Denise Costa
Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
author_role author
author2 Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Denise Costa
Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Education
Internet
Intravenous infusions
Education at distance
Educational technology
Educación en Enfermería
Internet
Infusiones intravenosas
Educación a distancia
Tecnología educativa
Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
topic Nursing Education
Internet
Intravenous infusions
Education at distance
Educational technology
Educación en Enfermería
Internet
Infusiones intravenosas
Educación a distancia
Tecnología educativa
Educação em enfermagem
Internet
Infusões endovenosas
Educação a distância
Tecnologia educacional
description Este artigo apresenta concepções pedagógicas e aspectos sobre a legislação da educação a distância, assim como tece considerações sobre tecnologias educacionais e relata a experiência de utilização de ambiente on-line de aprendizagem na graduação de Enfermagem. Foi oferecido um curso via Internet, no ambiente WebCT. O tema do curso foi Terapia Intravenosa (TIV). Inscreveram-se 49 alunos, destes, 25 concluíram 50% das atividades previstas. A utilização da Internet pode motivar o aprendiz e facilitar a inclusão digital do aluno de Enfermagem. Assim, a Internet pode ser vista como uma ferramenta auxiliar útil que possibilita uma ruptura espaço/temporal, em que o tempo e o espaço são estabelecidos de acordo com as necessidades, os interesses e a disponibilidade dos discentes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41427
10.1590/S0080-62342004000400013
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41427
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41427/45010
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 4 (2004); 467-474
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 4 (2004); 467-474
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 4 (2004); 467-474
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732198416384