Professional knowledge in primary health care of the person/family in mental distress: Le Boterf perspective
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-623420140000800019 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103117 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes e fazeres constituídos na prática da Saúde da Família (SF), na visão dos enfermeiros, no que se refere ao atendimento à pessoa e família em sofrimento mental na perspectiva dos saberes profissionais de Le Boterf. Método: Foi feito uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, delineada para apresentar e aprofundar a construção de competências dos profissionais enfermeiros, foi aplicada em 3 Unidades da SF. Resultados: fazendo uma análise temática, chegou-se às seguintes categorias: “Saber agir com pertinência”; “Saber mobilizar saberes e conhecimentos em um contexto profissional”; “Saber interagir saberes múltiplos”; “Saber transpor”; “Saber aprender e saber aprender a aprender”; “Saber envolver-se”. Considerações finais: verificou-se que entre os saberes a maior dificuldade é a de “saber transpor”, e que o cotidiano das equipes de SF exige muito desse saber. Foi verificado pouca transposição de saberes/fazeres em situações reais. |
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Professional knowledge in primary health care of the person/family in mental distress: Le Boterf perspective Saberes profissionais na atenção primária à saúde da pessoa/família em sofrimento mental: perspectiva Le Boterf Los conocimientos profesionales en la atención primaria de la salud de la persona/familia en la angustia mental: perspectiva Le Boterf O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes e fazeres constituídos na prática da Saúde da Família (SF), na visão dos enfermeiros, no que se refere ao atendimento à pessoa e família em sofrimento mental na perspectiva dos saberes profissionais de Le Boterf. Método: Foi feito uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, delineada para apresentar e aprofundar a construção de competências dos profissionais enfermeiros, foi aplicada em 3 Unidades da SF. Resultados: fazendo uma análise temática, chegou-se às seguintes categorias: “Saber agir com pertinência”; “Saber mobilizar saberes e conhecimentos em um contexto profissional”; “Saber interagir saberes múltiplos”; “Saber transpor”; “Saber aprender e saber aprender a aprender”; “Saber envolver-se”. Considerações finais: verificou-se que entre os saberes a maior dificuldade é a de “saber transpor”, e que o cotidiano das equipes de SF exige muito desse saber. Foi verificado pouca transposição de saberes/fazeres em situações reais. El objetivo del estudio fue identificar los conocimientos y acciones en la práctica de la Salud de la Familia (SF), a la vista de las enfermeras en relación con la persona y la familia en el cuidado angustia mental en términos de conocimientos profesionales de Le Boterf. Método: Un estudio cualitativo exploratorio descriptivo, se indica para introducir y profundizar en el desarrollo de habilidades de las enfermeras, aplicado a 3 unidades SF. Resultados: hacer un análisis temático, llegó a las siguientes categorías: “Saber actuar correctamente”; “Conociendo a movilizar conocimientos y experiencia en el ámbito profesional”; “Sabiendo que interactúan múltiples saberes”; “Sabiendo transponer”; “El saber aprender y saber cómo aprender a aprender”; “Sabiendo participar”. Consideraciones finales: se encontró el conocimiento de la mayor dificultad es la de "ser capaz de incorporar", y que los equipos diarias SF requiere mucho este conocimiento. Poco transposición del saber/hacer en situaciones reales ha sido verificada. Aim of this study was to identify knowing-doing actions constituted the practice of Family Health (FH), in view of nurses in relation to the person and family care in mental distress in terms of professional knowledge of Le Boterf. Method: Descriptive exploratory qualitative study, to deepen contruction of nurse in FH. The survey was conducted in 3 Units FH. Result: Doing a thematic analysis, came to the following categories: “Knowing how to act and react with relevance”; “Knowing how to combine resources and mobilize them in a professional context”; “Knowing how to interact with multiple knowledges”; “Knowing how to transpose”; “Knowing how to learn and knowing how to learn to learn”; “Knowing how to engage”. Final considerations: the greatest difficulty was "be able to transpose," and that the daily demand of the FH teams requires a lot of this knowledge. Little transposition of knowing-doing in real situations has been verified. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10311710.1590/S0080-623420140000800019Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 123-131Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 123-131Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 123-1311980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103117/101455https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103117/101456http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese, Roselma Castro, Paulo Ba, Serigne Rosalem, Vagner Silva, André Andrade, Márcio Munari, Denize Fernandes, Inaina Neves, Hilton 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103117Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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