Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Junior,Roberto Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,José Luís Guedes dos, Copelli,Fernanda Hannah da Silva, Balsanelli,Alexandre Pazetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100463
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho.
id USP-24_425cc7af0691755cf3e3a29f3765b017
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342020000100463
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de EnfermagemEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemEducação Baseada em CompetênciasComunicaçãoRelações InterpessoaisGestão em SaúdeRESUMO Objetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100463Revista da Escola de Enfermagem da USP v.54 2020reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2018056603615info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Junior,Roberto BarbosaSantos,José Luís Guedes dosCopelli,Fernanda Hannah da SilvaBalsanelli,Alexandre Pazettopor2020-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342020000100463Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2020-09-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
title Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
spellingShingle Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
Fernandes Junior,Roberto Barbosa
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Comunicação
Relações Interpessoais
Gestão em Saúde
title_short Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
title_full Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
title_fullStr Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
title_full_unstemmed Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
title_sort Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
author Fernandes Junior,Roberto Barbosa
author_facet Fernandes Junior,Roberto Barbosa
Santos,José Luís Guedes dos
Copelli,Fernanda Hannah da Silva
Balsanelli,Alexandre Pazetto
author_role author
author2 Santos,José Luís Guedes dos
Copelli,Fernanda Hannah da Silva
Balsanelli,Alexandre Pazetto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Junior,Roberto Barbosa
Santos,José Luís Guedes dos
Copelli,Fernanda Hannah da Silva
Balsanelli,Alexandre Pazetto
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Comunicação
Relações Interpessoais
Gestão em Saúde
topic Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Comunicação
Relações Interpessoais
Gestão em Saúde
description RESUMO Objetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100463
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2018056603615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.54 2020
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936540567896064