PADRÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTES NUM HOSPITAL GOVERNAMENTAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Isabel Amélia Costa
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Trevizan,Maria Auxiliadora, Sawada,Namie Okino, Galvão,Cristina Maria, Nogueira,Maria Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000300403
Resumo: Numa situação de interação verbal em enfermagem hospitalar, as autoras exploram o contexto do paciente com o objetivo de verificar o padrão de comunicação dos pacientes entre si. Os dados foram coletados através de observação direta do comportamento verbal de uma amostra de 10 pacientes com seus companheiros de enfermaria. Do seu registro em formulário, os dados foram analisados por juizes e classificados à luz do instrumento de Bales. Os resultados apontam para o seguinte padrão de comunicação: 83,1% das unidades de interação foram classificadas na área neutra, 8,8% na área sócio-emocional positiva e 8,1% na área sócio-emocional negativa. As autoras discutem tais resultados, estimulando os enfermeiros a repensarem o valor da comunicação no processo de enfermagem.
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