SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Camila Santos do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tupinambá, Milena Colares, Rangel, Aldecira Uchôa Monteiro, Frota, Mirna Albuquerque, Martins, Elis Mayre da Costa Silveira, Nobre, Caroline Soares, Landim, átima Luna Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097
Resumo: Resumo Buscou-se conhecer os espectros de mães de prematuros acerca da vivência em círculo de cultura de caráter educativo e identificar o aprendizado proporcionado pelo círculo de cultura acerca dos cuidados com recém-nascido após alta hospitalar. Realizou-se estudo descritivo, em um hospital situado em Fortaleza-CE-Brasil. Foram realizadas três círculo de cultura com 17 mães de recém-nascido pré-termo. A interpretação do corpus foi realizada por meio da análise temática. Emergiram-se as categorias: Vivência materna em círculo de cultura; Apoio social promovido entre as mães por meio do círculo de cultura; e Aprendizado proporcionado no círculo de cultura. A capacitação dos pais durante o período de internação do filho deve ser realizada de modo a inserir os pais nos cuidados com o recém-nascido, proporcionar momentos de educação em saúde, ocasiões de apoio e diálogo entre os profissionais e a família.
id USP-24_4adeeedaf57eea315d9650f3a531b565
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103097
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA SPECTRA OF MOTHERS OF PREMATURE CHILDREN ABOUT THE EDUCATIVE CIRCLE OF CULTURE ESPECTROS DE MÃES DE PREMATUROS ACERCA DE CÍRCULO DE CULTURA EDUCATIVO Resumo Buscou-se conhecer os espectros de mães de prematuros acerca da vivência em círculo de cultura de caráter educativo e identificar o aprendizado proporcionado pelo círculo de cultura acerca dos cuidados com recém-nascido após alta hospitalar. Realizou-se estudo descritivo, em um hospital situado em Fortaleza-CE-Brasil. Foram realizadas três círculo de cultura com 17 mães de recém-nascido pré-termo. A interpretação do corpus foi realizada por meio da análise temática. Emergiram-se as categorias: Vivência materna em círculo de cultura; Apoio social promovido entre as mães por meio do círculo de cultura; e Aprendizado proporcionado no círculo de cultura. A capacitação dos pais durante o período de internação do filho deve ser realizada de modo a inserir os pais nos cuidados com o recém-nascido, proporcionar momentos de educação em saúde, ocasiões de apoio e diálogo entre os profissionais e a família. Abstract We sought to know the spectra of mothers of premature children regarding their experience with circle of culture of educational character and identifying the learning provided by the circle of culture about newborn care after hospital discharge. A descriptive study was performed in a hospital located in Fortaleza, Brazil. Three meetings of a circle of culture with 17 mothers of premature newborns were performed. The interpretation of the corpus was performed using thematic analysis. Emerged from the categories: Maternal experience in a circle of culture; Promoted social support among mothers through the circle of culture; and Learning provided by the circle of culture. It was concluded that teaching parents during the hospitalization of the child should be held in a way to involve parents in the care of the newborn, provide moments of health education, opportunities for support and dialogue between professionals and family. Resumen Buscamos conocer los espectros de las madres de niños prematuros con respecto a su experiencia con el círculo de la cultura de carácter educativo e identificar el aprendizaje proporcionado por el círculo de la cultura sobre el cuidado del recién nacido tras el alta hospitalaria. Un estudio descriptivo se realizó en un hospital ubicado en Fortaleza, Brasil. Se realizaron tres reuniones de un círculo de la cultura con 17 madres de prematuros recién nacidos. La interpretación del corpus se ha realizado mediante el análisis temático. Surgido de las categorías: Experiencia materna en un círculo de la cultura; Promovido el apoyo social entre las madres a través del círculo de la cultura; y El aprendizaje proporcionado por el círculo de la cultura. La enseñanza de los padres durante la hospitalización del niño debe ser recluido en una forma de involucrar a los padres en el cuidado del recién nacido, proporcionar momentos de educación para la salud, las oportunidades para el apoyo y el diálogo entre los profesionales y familiares. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10309710.1590/S0080-623420140000800002Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 3-8Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 3-8Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 3-81980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097/101415https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097/101416http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Camila Santos do Tupinambá, Milena Colares Rangel, Aldecira Uchôa Monteiro Frota, Mirna Albuquerque Martins, Elis Mayre da Costa Silveira Nobre, Caroline Soares Landim, átima Luna Pinheiro 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103097Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
SPECTRA OF MOTHERS OF PREMATURE CHILDREN ABOUT THE EDUCATIVE CIRCLE OF CULTURE
ESPECTROS DE MÃES DE PREMATUROS ACERCA DE CÍRCULO DE CULTURA EDUCATIVO
title SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
spellingShingle SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
Couto, Camila Santos do
title_short SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
title_full SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
title_fullStr SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
title_full_unstemmed SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
title_sort SPECTRA DE MADRES DE NIÑOS PREMATUROS SOBRE EL CÍRCULO EDUCATIVO DE LA CULTURA
author Couto, Camila Santos do
author_facet Couto, Camila Santos do
Tupinambá, Milena Colares
Rangel, Aldecira Uchôa Monteiro
Frota, Mirna Albuquerque
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira
Nobre, Caroline Soares
Landim, átima Luna Pinheiro
author_role author
author2 Tupinambá, Milena Colares
Rangel, Aldecira Uchôa Monteiro
Frota, Mirna Albuquerque
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira
Nobre, Caroline Soares
Landim, átima Luna Pinheiro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Camila Santos do
Tupinambá, Milena Colares
Rangel, Aldecira Uchôa Monteiro
Frota, Mirna Albuquerque
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira
Nobre, Caroline Soares
Landim, átima Luna Pinheiro
description Resumo Buscou-se conhecer os espectros de mães de prematuros acerca da vivência em círculo de cultura de caráter educativo e identificar o aprendizado proporcionado pelo círculo de cultura acerca dos cuidados com recém-nascido após alta hospitalar. Realizou-se estudo descritivo, em um hospital situado em Fortaleza-CE-Brasil. Foram realizadas três círculo de cultura com 17 mães de recém-nascido pré-termo. A interpretação do corpus foi realizada por meio da análise temática. Emergiram-se as categorias: Vivência materna em círculo de cultura; Apoio social promovido entre as mães por meio do círculo de cultura; e Aprendizado proporcionado no círculo de cultura. A capacitação dos pais durante o período de internação do filho deve ser realizada de modo a inserir os pais nos cuidados com o recém-nascido, proporcionar momentos de educação em saúde, ocasiões de apoio e diálogo entre os profissionais e a família.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097
10.1590/S0080-623420140000800002
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800002
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097/101415
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103097/101416
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 3-8
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 3-8
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 3-8
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737503162369